A edição mais recente do Ranking de Universidades, levantamento realizado pela Folha de São Paulo, foi divulgada nesta sexta-feira, 14. Além de uma nota de zero a cem, o estudo traz o desempenho destas instituições em cinco frentes: ensino, pesquisa, mercado, inovação e internacionalização. A Universidade Federal do Tocantins (UFT) teve o melhor desempenho entre as instituições no Tocantins, ocupando a 79ª colocação com nota 53,27, a 4ª melhor da região Norte.

Outras três instituições do Estado são listadas no ranking. A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) ficou em 180ª lugar, com nota 21,94. Atrás dela aparece a recém-criada Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFTN), na 201ª colocação e 9,11 de pontuação. A UFNT está entre as 4 últimas do ranking geral. Por último entre as tocantinenses e no ranking geral ao ficar na 204ª colocação, a Universidade de Gurupi (Unirg) fez apenas 4,35 pontos.

O Tocantins é o segundo estado do norte com maior pontuação, atrás apenas do Pará que atingiu nota de 80,03 com a Universidade Federal do Pará (Ufpa). Em segunda colocação no Pará está a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) com 48,5 pontos. Ou seja, a UFT é a segunda melhor instituição de ensino da região norte.


Veja abaixo os desempenhos detalhados das universidades tocantinenses:

Foto: Reprodução/Site Folha De São Paulo

As cinco instituições com notas mais altas estão no Sudeste e Sul. A Universidade de São Paulo (USP) lidera o ranking com 98,34 de nota e é seguida por Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com 97,99, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)  com 96,49, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMG) com 95,51 e, fechando o top 5, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que pontuou 95,34.

Clique aqui para conferir a pesquisa na íntegra.