Unidades de saúde de Palmas oferecem acompanhamento a pessoas que querem parar de fumar

26 maio 2025 às 16h30

COMPARTILHAR
Pessoas interessadas em parar de fumar podem participar dos Grupos de Apoio Terapêutico ao Tabagista (GATTs), mantidos pela Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus). Os encontros incluem sessões com abordagem cognitiva-comportamental, palestras, orientações, acompanhamento com equipe multidisciplinar e, quando necessário, oferta de tratamento medicamentoso para auxiliar na cessação do uso de nicotina.
Para ingressar nos grupos, é necessário procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) de referência. O processo envolve a identificação da categoria de risco do usuário e a realização de uma avaliação inicial. A farmacêutica Deborah Ferreira Marinho, responsável pelo atendimento aos tabagistas na rede municipal, destaca que os melhores resultados são observados em pessoas que têm motivação pessoal para abandonar o cigarro.
“Durante a avaliação inicial o nível de motivação é avaliado, dentre eles o interesse real da pessoa em parar de fumar. Se é por vontade própria, insistência da família ou orientações médicas. Participar ‘obrigatoriamente’ não gera resultados e talvez piore o grau de consumo do paciente”, explica. Na avaliação também são tiradas dúvidas e é explicado ao paciente como vai acontecer todo o tratamento.
O músico Wesley Souza, 61, começou a fumar aos 24 anos. Ele relata que consumia entre 15 e 20 cigarros por dia e já havia tentado interromper o hábito por conta própria, sem sucesso. Atualmente, ele participa do GATT da USF Prof. Isabel Auler (Arso 23 – 207 Sul). “Antes mesmo de aparecer complicações respiratórias, eu tinha vontade de parar porque não me sentia bem com o cheiro, do que ele me provocava na respiração, da falta de resistência para exercícios físicos. Agora a expectativa é outra”, relata.
O funcionamento dos grupos envolve sessões coletivas e individuais. Inicialmente os encontros são semanais, passando a ocorrer quinzenalmente. O acompanhamento é feito por uma equipe composta por médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, odontólogos, nutricionistas e psicólogos das unidades. Também participam residentes dos programas de residência em Saúde da Família e Saúde Coletiva e farmacêuticos do Programa Palmas para Todos (PPT), da Fundação Escola de Saúde Pública (Fesp).
Atualmente, os GATTs são ofertados nas USFs Prof. Isabel Auler (Arso 23 – 207 Sul), Rita Aparecida Abade (ASR-SE 75 – 712 Sul) e Novo Horizonte, no Jardim Aureny IV.
Novos farmacêuticos estão em processo de capacitação para ampliação da oferta de grupos. A previsão é que novas unidades comecem a funcionar no segundo semestre. Pessoas interessadas podem procurar a USF de referência para avaliação e possível encaminhamento ao GATT mais próximo.