Unitins abre inscrições para Vestibular 2026/1 com 1.240 vagas gratuitas em cursos EaD

18 agosto 2025 às 14h33

COMPARTILHAR
As inscrições para o Vestibular 2026/1 da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) começaram e seguem até 23 de setembro, exclusivamente pelo Portal da Unitins. Estão sendo ofertadas 1.240 vagas gratuitas em cursos de graduação na modalidade Educação a Distância (EaD), dentro do projeto “TO Graduado”, que leva a universidade a diferentes regiões do estado. O edital completo pode ser consultado no site www.unitins.br.
Do total de vagas, metade é destinada a candidatos que tenham concluído integralmente o ensino médio em escolas públicas. Há ainda a possibilidade de concorrer às cotas raciais, indígenas e para pessoas com deficiência, conforme a Lei Estadual n° 3.458. Quem precisar de atendimento especial deverá indicar, no ato da inscrição, os recursos necessários.
O “TO Graduado” está presente em 15 municípios, com vagas distribuídas da seguinte forma:
- Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas: Araguaçu, Arapoema, Caseara, Itacajá, Natividade, Palmas, Paranã, Ponte Alta do Tocantins, Sítio Novo e Xambioá;
- Tecnologia em Gestão Pública: Araguaçu, Arapoema, Campos Lindos, Caseara, Colinas do Tocantins, Colméia, Guaraí, Itacajá, Miranorte, Natividade, Palmas, Paranã, Ponte Alta do Tocantins, Sítio Novo e Xambioá;
- Tecnologia em Gestão do Agronegócio: Campos Lindos, Colinas do Tocantins, Colméia, Guaraí, Miranorte e Palmas.
O reitor da Unitins, professor Augusto Rezende, destacou o papel do processo seletivo e do projeto: “O TO Graduado tem sido um instrumento fundamental de transformação social ao possibilitar o acesso ao ensino superior público, gratuito e de qualidade em diversas regiões do Tocantins. Mais do que ampliar o ingresso de estudantes, a iniciativa forma profissionais qualificados, comprometidos com o desenvolvimento das comunidades locais e com o fortalecimento do nosso estado. Temos a convicção de que este vestibular será mais uma oportunidade para democratizar ainda mais o acesso à educação superior e reafirmar o papel da Unitins como uma universidade comprometida com a interiorização e com a inclusão.”
Ele também mencionou a avaliação do Ministério da Educação (MEC): “A Unitins tem se consolidado como referência em Educação a Distância no Brasil. Conforme avaliação do Ministério da Educação (MEC), alcançamos a nota máxima em nossos cursos, todos avaliados com conceito 5. Esse resultado é reflexo do compromisso institucional com a excelência acadêmica e da seriedade com que conduzimos a oferta do projeto TO Graduado e da modalidade EaD.”
De acordo com o edital, a prova será aplicada em 30 de novembro, das 9h15 às 12h15, no município indicado pelo candidato no momento da inscrição. O exame terá 30 questões objetivas de Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais. Os aprovados iniciarão o semestre letivo em fevereiro de 2026.