Veja quais são as 10 cidades do Tocantins com melhor qualidade de vida, segundo ranking
24 setembro 2025 às 16h45

COMPARTILHAR
O Índice de Progresso Social do Brasil avaliou a qualidade de vida dos 139 municípios tocantinenses a partir de 57 indicadores sociais e ambientais em 2025. O estado registrou média de 58,76, abaixo da nacional de 61,96.
No Tocantins, Palmas lidera o ranking com 68,18 pontos, recebendo a melhor pontuação da região Norte e uma das 10 capitais mais bem colocadas do Brasil. Entre os pontos fortes estão: Saúde e bem-estar, oportunidades, liberdades individuais, qualidade do meio ambiente e acesso à educação superior. Já entre os pontos fracos estão: segurança pessoal, acidentes, assassinato de jovens, cobertura vacinal de poliomielite, violência contra mulheres e cobertura de internet móvel.
Colinas do Tocantins e Araguaína completam os três primeiros da lista com Palmas. Colinas teve a pontuação de 61,94, enquanto Araguaína obteve 61,42. Os destaques de Araguaína são: acesso à cultura, esporte e lazer, direitos humanos e acesso à informação. No entanto, a inclusão social é o que mais deixa a desejar. Enquanto isso em Colinas, o maior destaque são as oportunidades, já a taxa de mortalidade por condições sensíveis à atenção primária causa alerta.
Os demais municípios que ocuparam o top 10 no Tocantins foram: Combinado, Paraíso do Tocantins, Gurupi, Santa Terezinha do Tocantins, Carmolândia, Pedro Afonso e Alvorada. Confira as notas abaixo:

Já entre os piores, Recursolândia teve a menor nota, 45,46. Ela esteve entre as 30 cidades com menor qualidade de vida do país, seguido de Itapiratins e Rio Sono. Tocantínia e Goiatins também estão entre as últimas no estado, com 46,22 e 47,1 respectivamente. Confira o ranking:

Para conferir o levantamento completo acesse o portal.
Gabes Guizilin cumpre estágio obrigatório por meio do convênio firmado entre o Jornal Opção e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), sob supervisão de Elâine Jardim.