O Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira, 12, trouxe uma série de nomeações feitas pelo governador Wanderlei Barbosa para cargos de direção e assessoramento na administração estadual. As mudanças atingem secretarias, autarquias e estruturas vinculadas ao Executivo, com efeitos conforme a data prevista em cada ato.

A Secretaria de Estado da Governadoria passa a ser ocupada por Katiuscya Alves Barbosa Chaves, que antes assumia a chefia do gabinete do governador. Na área da saúde, Carlos Felinto Júnior retorna e assume o comando da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO). Já a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) terá como titular Hélio Pereira Marques.

No setor de políticas urbanas e regionais, Ubiratan Carvalho Fonseca foi designado para a Secretaria de Estado das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional, ele é vice-prefeito de Paraíso e ato mostra o alinhando de Wanderlei com o prefeito Celso Morais (MDB). A Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social ficará sob a responsabilidade de Cleizenir Divina dos Santos.

O governador também fez nomeações em autarquias estaduais. José Anibal Rodrigues Alves Lamattina foi indicado para a vice-presidência executiva do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). A Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto) terá Joaquim Maia Leite Neto como vice-presidente-executivo, enquanto Hercy Ayres Rodrigues Filho assume a presidência do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO).

Na estrutura esportiva, Atos Gomes de Araújo passa a responder pela Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude, com Athus de Oliveira Lima no cargo de secretário-executivo. Jefferson Maurício da Silva foi nomeado secretário-executivo da Secretaria da Pesca e Aquicultura.

Também foram publicadas designações para cargos de apoio e coordenação. André Luiz Torres Gomes, irmão do senador Eduardo Gomes (PL), que retorna e assume a função de secretário extraordinário de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Palmas. Zenóbio Cruz da Silva Arruda Júnior foi nomeado secretário-executivo da Casa Civil. No Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, Cleber José Borges Sobrinho passa a exercer a chefia do Estado-Maior, e Heitor José Costa Lins foi designado secretário-executivo da Casa Militar.