Dentro da programação da Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex), realizada em Goiânia, ocorreu nesta quarta-feira, 28, o Fórum dos Governadores do Brasil Central. O evento contou com a presença do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos) e outras autoridades. Em seu discurso, Barbosa destacou o crescimento do Tocantins, enfatizando o impacto positivo das parcerias e políticas públicas, e afirmou que o estado foi um dos que mais se desenvolveram no país no ano passado, com avanços na geração de empregos e no progresso social.

O governador também abordou o tema dos recentes incêndios que têm afetado várias regiões do país, observando que o Tocantins enfrenta problemas semelhantes devido ao bioma predominante de cerrado. “Não é fácil, mas nós temos trabalhado nesse aspecto, criando brigadas, e parcerias com outros estados. Eu acho que um consórcio como esse [Consórcio do Brasil Central], liderado pelo governador Caiado, vem de encontro a tudo isso. Nós precisamos nos organizar para quando tivermos uma crise, estarmos juntos no combate. Nós temos feito parcerias em diversas áreas, na área de segurança pública, na área de combate, no momento de crise, e isso tem ocorrido de maneira colegiada”, frisou o governador.

Com a presença confirmada de embaixadas de 40 países e a realização de mais de 10 workshops, a Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central tem como tema “O Brasil Central e a geração de negócios com o mercado global”. O evento, que reunirá mais de 170 expositores de diferentes países e estados, como Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão e Rondônia, é promovido pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), com a correalização do Governo de Goiás e colaboração de entidades empresariais, organizações do terceiro setor e instituições públicas.

Além dos workshops, a edição de 2024 da Ficomex inclui palestras, rodadas de negócios e uma exposição de produtos e serviços. A programação conta com a participação de representantes das embaixadas, câmaras de comércio e empresários de diversos países americanos, europeus, africanos, e asiáticos.