Resultados do marcador: Congresso

Encontramos 12 resultados
Captura de tela 2025-07-21 173009
Travamento da Paua
Ricardo Ayres apoia suspensão de parlamentares que tumultuam sessões na Câmara

Deputado tocantinense do Republicanos defende decisão de Hugo Motta e critica “motins políticos” em defesa de figuras públicas

Faltou dizer
A regulamentação que arrisca se tornar censura: o perigoso flerte com um modelo autoritário

Substituir o debate, a discordância e o consenso pela judicialização como meio de solução de conflitos é empobrecer a democracia e centralizar perigosamente o poder

MP Fundo Social
Dorinha assume comissão que vai mexer nos bilhões do petróleo

Senadora irá presidir o grupo de trabalho que analisará a MP do Fundo Social

Eleições 2026
“Político sem mandato é igual maribondo sem ferrão”, diz Cinthia Ribeiro sobre futuro

Ex-prefeita de Palmas afirma que irá começar a rodar o estado e prepara candidatura para 2026

Emendas impositivas: riscos ou possibilidades?

Ferramenta polêmica pode ser importante para direcionar recursos para a população, mas virou instrumento de "uso político"

Veto do Congresso à higiene para detentas é crime contra a dignidade humana

Lei de Execução Penal e a Constituição Federal asseguram que pessoas privadas de liberdade mantenham sua dignidade e recebam assistência material adequada

Congresso
CGU investiga cinco cidades do Tocantins por alto valor per capita em emendas e falta de transparência

São elas Piraquê, Muricilândia, Bandeirantes, Talismã e Lavandeira 

Opinião
A abundante falta de ética no legislativo

Bonny Fonseca

Denúncias contra parlamentares aumentaram no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. Na legislatura atual, que engloba 2023 e 2024, são 34 representações com instauração de procedimento disciplinar para investigar quebra de decoro parlamentar. O número é maior do que em três legislaturas juntas (2007 à 2019). Houve um aumento de 200% das denúncias em relação ao período entre 2011 e 2015. 

Esse é o retrato da baixa qualidade do parlamento que foi eleito em 2022. Grande parte da confusão armada nas comissões e também no plenário da Câmara dos Deputados é estrelada com uma atuação de péssima qualidade da extrema-direita que atuam mais com influencer para garantir cortes para as redes sociais do que exercer sua função parlamentar. O bem público ficou em último plano.

O número de processos abertos nesta legislatura, que compreende os anos de 2023 até 2026 já é maior do que em outros anos. Na legislatura anterior, houveram 60 representações contra a ética de deputados, sendo que não houve denúncia em 2020. O número é maior do que a soma das três legislaturas anteriores: 2015 – 2019 (28 representações), 2011 – 2015 (20 representações), 2007 – 2011 (10 representações).

Cenas de desrespeito ao parlamento e a função do legislador se espalham pelo país. Em Goiânia, na Assembleia Legislativa de Goiás, deputados passaram mais de dois meses discutindo a guerra entre Israel e Hamas, aos gritos e ofensas. No legislativo municipal, os vereadores barganham a aprovação de projetos com diversas áreas do setor produtivo. O interesse pessoal e o lucro, acima de tudo, tem imperado nos legisladores Brasil a fora.

É errado generalizar e colocar tudo em um balaio só, existem pessoas que tentam fazer o que é certo acontecer e prevalecer, mas uma andorinha só não faz verão. É fundamental saber em quem estamos votando e também cobrar os vereadores, deputados e senadores que elegemos. Em outubro deste ano  preste muita atenção.

Sem cachimbo da paz: Congresso e STF iniciam embate sobre a descriminalização das drogas

Embate entre Congresso e STF teve um novo capítulo essa semana com a descriminalização da maconha