O anúncio do ex-governador Mauro Carlesse (Agir) sobre sua intenção de disputar novamente o Palácio Araguaia em 2026 provocou reações imediatas. Um dos primeiros a se manifestar foi o deputado federal e pré-candidato ao Senado, Vicentinho Júnior (PP), que gravou um vídeo neste sábado, 21, com duras críticas à tentativa de retorno político do ex-mandatário.

“Mostraram a matéria dizendo que o ex-governador caçado, preso, agora quer se lançar como se nada tivesse acontecido. Não teve injustiça nenhuma. Teve investigação da Polícia Federal, relatório muito bem feito, operação que o afastou e que tinha fundamento: você comprou camas hospitalares e máscaras a preços absurdos, fez obras superfaturadas e desmontou a delegacia de combate à corrupção”, disparou Vicentinho.

Em tom de desafio, o parlamentar ainda prometeu acompanhar Carlesse por onde for. “Anda para você ver. Vou estar atrás da sua pisada, nas redes sociais e nas cidades onde você for tentar se passar por bom moço, só pra lembrar quem de fato você foi no Tocantins.” Segundo ele, o Tocantins amadureceu politicamente e não aceita mais ser enganado por “histórias falaciosas”.

Ao lembrar o envolvimento de aliados próximos de Carlesse, como um ex-assessor, apontado como figura-chave de esquemas investigados, Vicentinho afirmou que a responsabilidade também recairá sobre os que optarem por dividir palanque com o ex-governador. “Quero ver quem vai ter coragem de andar com você como se nada tivesse acontecido. Porque o Tocantinense também vai julgar a conivência”, finalizou, citando o ditado.

“Quem anda com porcos, lavagem come”.

Carlesse, que foi afastado do cargo em 2021, renunciou em 2022 e chegou a ser preso preventivamente em 2024, declarou esta semana que está “preparado” e que poderá disputar o governo pela terceira vez. Ele planeja rodar o estado em busca de apoio político, apesar das investigações e acusações ainda pendentes na Justiça.

Vídeo do deputado federal Vicentinho Júnior sobre possível candidatura de Mauro Carlesso ao governo do Tocantins em 2026