Cinthia Ribeiro, líder do PSDB Mulher, critica discurso de Frei Gilson sobre submissão feminina: “auxiliar do encardido”

10 março 2025 às 10h11

COMPARTILHAR
Na noite deste domingo, 9, a ex-prefeita de Palmas e presidente nacional do PSDB Mulher, Cinthia Ribeiro, usou sua conta pessoal na rede social X (antigo twitter), para criticar um vídeo viral considerado misógino e machista com parte de uma pregação do Frei Gilson.
Ele é um religioso católico que se tornou um fenômeno nas redes sociais. Ligado ao portal de direita Brasil Paralelo, tem mais de 6 milhões de inscritos no YouTube, mais de 7,3 milhões de seguidores no Instagram e mobilizou cerca de 1 milhão de famílias para acompanharem sua live da Quaresma, na madrugada da última terça-feira, 5.
No vídeo, o frei afirma que mulheres vieram ao mundo para serem “auxiliares dos homens” e que precisam renunciar poder e autonomia. “Essa é uma fraqueza da mulher, ela sempre quer ter mais. ‘Eu não me contento só em ser… em ter qualidades normais de uma mulher. Eu quero mais’. Isso é ideologia dos mundos atuais. Uma mulher que quer mais… vou até usar a palavra que vocês já escutaram muito: empoderamento!”, diz o religioso para uma plateia repleta de mulheres.
Na sequência, ele sobe o tom e afirma que Deus deu ao homem o papel de liderança, mas que a mulher tem o desejo de poder e voltou a falar em empoderamento. “É claro ver que Deus deu ao homem a liderança. É claro ver que Deus deu ao homem ser o chefe. Isso está na Bíblia. O homem é o chefe do lar. O homem, foi dado a ele liderança. Mas a mulher tem o desejo de poder. Não é desejo de serviço, desejo de poder. Repito a palavra: empoderamento. Essa palavra é do mundo atual”, comentou o religioso na gravação, que tem quase dois minutos, antes de afirmar que guerra do sexo é ideologia.
Ao compartilhar a postagem que aparece o vídeo, Cinthia Ribeiro afirma que “palhaçada tem limite” e para ela, o que é ainda pior, é a plateia feminina ter que ouvir o que ela chamou de “aberração”. “Tome rumo AUXILIAR do ENCARDIDO, sai de retro”, disse.
Em outra postagem, a ex-prefeita responde a uma seguidora que comentou sobre bater palmas para pessoas que pensam igual ao frei: “é pq (sic) não encontrou comigo kkk (risos), a palmas seria outra”, respondeu.