O deputado federal Alexandre Guimarães (MDB) caminha cada vez mais para se colocar com um dos principais parceiros na luta pelo projeto de habitação de moradia popular no Tocantins. Durante abertura da 8ª edição do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção Civil (FNNIC), nesta quinta-feira, 29, essa movimentação ficou mais cristalina que nunca.

A visibilidade disso vem de cima para baixo, como por exemplo do próprio ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, que não pela primeira, nem será a última, o reconheceu publicamente como um dos principais parceiros na luta pela habitação no Tocantins e no Brasil. Na abertura do evento, Barbalho destacou: “Saudar o amigo e deputado federal Alexandre Guimarães, outro lutador pela habitação em todo o Tocantins e no Brasil”, pontuou o ministro, que não esconde segredo de sua amizade com o parlamentar tocantinense.  

O presidente do Fórum, Marcos Holanda, reforçou a relevância de Guimarães para a realização do evento em Palmas e sua articulação política para garantir avanços na área. “Lá em Brasília, ele foi um parceiro com toda a energia que tem para me ajudar a fazer os contatos, a fazer aproximação para que a gente pudesse ter esse grande evento aqui e paa que o ministro tivesse aqui. Eu vejo ele como entusiasta, ministro, pelo programa Minha Casa Minha Vida. E o deputado propõe colocar emendas para fazer com que as obras aconteçam”, comentou.

Em outro momento do evento, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) afirmou que o deputado federal o teria convidado para ir até o Amapá para que juntos conhecessem os projetos de habitação popular que estão em operação por lá, o que foi mais uma referência a Alexandre como o principal nome da causa, em uma ascensão ainda de primeiro mandato.

Essa parceria entre o deputado e o Ministério das Cidades reforça o protagonismo que Alexandre Guimarães tem buscado para ele na área de habitação popular, sobretudo em programas como o Minha Casa Minha Vida. O parlamentar tem se colocado como o principal interlocutor do Tocantins para viabilizar recursos e projetos que beneficiam a população mais carente.

Além do reconhecimento oficial, Guimarães foi apontado como o responsável pela vinda do ministro Jader Barbalho ao Fórum, fato que reforça sua capacidade de articulação e influência em Brasília. A iniciativa garante maior visibilidade para o Tocantins e fortalece a pautas como desenvolvimento urbano, mobilidade e habitação na região.

Nos bastidores, também circulam informações de que Guimarães tem se mostrado atento para não perder espaço em eventos importantes relacionados à sua área de atuação, inclusive influenciando agendas para manter seu protagonismo.