Cotações no Palácio: César Halum na Seagro e Danilo de Melo na Seduc

04 setembro 2025 às 13h32

COMPARTILHAR
Nos corredores do Palácio Araguaia, o assunto nesta quinta-feira, 4, foi a movimentação do governador em exercício, Laurez Moreira (PSD), para compor sua equipe. Dois nomes já circulam com força: o ex-deputado federal César Hanna Halum, que deve assumir a Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), e o ex-secretário Danilo de Melo, cotado para a Educação.
Halum, figura conhecida na política tocantinense, já foi deputado estadual por dois mandatos (2003-2010) e federal por outros dois (2011-2019). Passou por siglas como PPS, PSD e PRB, sempre com atuação marcada nas frentes ligadas ao agro.
Já Danilo Melo, poeta, escritor e especialista em educação, traz no currículo passagens como secretário de Educação do governo Siqueira Campos e também das gestões de Raul Filho e Carlos Amastha em Palmas. Pelo o que foi apurado pela reportagem, o nome de Danilo é o mais viável, pois se destaca pela técnica e experiência. “Quem for contra precisa trazer um nome melhor”, comentou um interlocutor em reservado.
A equipe do Jornal Opção Tocantins esteve durante toda manhã no Palácio e ouviu nos bastidores que as definições podem ser anunciadas a qualquer momento, numa estratégia de Laurez para dar ritmo próprio à gestão durante o afastamento de Wanderlei Barbosa. A agenda do governador em exercício segue intensa durante o restante do dia com visitas de políticos e lideranças.
Jairo Mariano
Quem também passou pelo gabinete do governador foi o ex-prefeito Jairo Mariano, que deve assumir o comando do PDT com a saída de Laurez para o PSD. À reportagem, Jairo afirmou que ainda não é cotado para nenhum cargo, mas que deve conversar com o governador em exercício. Ele já esteve à frente da Secretaria da Governadoria, é formado em Ciências Contábeis e em Gestão de Sistemas Produtivos, além de ter presidido a Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e ocupado a vice-presidência da Confederação Nacional de Municípios (CNM).