Presentes em outros lançamentos e inaugurações que o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) tem feito pelo Estado, a senadora Dorinha Seabra (UB) e o deputado federal Carlos Gaguim (UB) foram ausências notórias no lançamento na manhã desta segunda, 31, da 25ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins).

Os dois parlamentes atuam, respectivamente, numa pré-campanha para governo e Senado em 2026. Inicialmente, Dorinha poderia ser o nome de Wanderlei para sucedê-lo e Gaguim seria um dos nomes governistas para o Senado Federal. Porém, com as recentes movimentações do grupo do presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), Amélio Cayres (Republicanos) os rumos da política podem fazer duas frentes e o governador terá que decidir em qual delas vai gastar suas fichas. Até o momento, Amélio parece ser o favorito, inclusive participou do lançamento da feira ao lado de Wanderlei.

Dorinha e Gaguim não irem é um recado ao Palácio Araguaia, mesmo a senadora tendo enviado representante. Gaguim nem isso fez.

Aproximação

Em processo de uma aproximação, após os embates na eleição municipal do ano passado, o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), e o vice-presidente do Senado Federal, Eduardo Gomes (PL), estiverem presentes no evento e não deixaram de destacar o trabalho um do outro durante suas falas. Gomes até postou em suas redes parte dos elogios ditos por Siqueira, mas logo em seguida apagou.