Em convenção estadual do PP, Vicentinho Júnior tenta se viabilizar para o Senado em 2026
12 julho 2024 às 11h10
COMPARTILHAR
Na convenção estadual do Partido Progressistas (PP) que aconteceu nesta quinta, 11, o deputado federal (licenciado) e presidente estadual do PP, Vicentinho Júnior demonstrou a força e a popularidade do partido. Se na convenção do MDB houve pompa e circunstância, até pela presença do governador do Pará, Helder Barbalho, no do Progressistas teve mais gente. Durante as falas, o encaminhamento central foi, sem dúvidas, viabilizar o nome de Vicentinho para concorrer ao Senado Federal em 2026. Não puderam comparecer o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, nem o ministro do transporte, André Fufuca, anteriormente anunciados pelo partido.
Bolsonaro
Em determinado momento da convenção, foi apresentado um vídeo do ex-presidente da república, Jair Bolsonaro (Pl). Bolsonaro saúda os presentes e afirma que a escolha pelo PL foi muito difícil. “Foi uma escolha muito difícil, fiquei numa dúvida terrível e fui para o PL, mas a saudade bate grande, um forte abraço a todos”.
Tereza Cristina
A senadora e ex-ministra da agricultura, Tereza Cristina, elogiou o evento e fez reverência a algumas lideranças, sobretudo, Ciro Nogueira. Outro que foi bastante elogiado foi o pai de Vicentinho Júnior, o ex-senador Vicentinho Alves, de quem ela disse ser amiga pessoal.
Ciro Nogueira
O presidente do partido, Ciro Nogueira, elogiou Vicentinho, mas usou a maior parte de seu discurso para falar do governo Lula e as suas falhas, sobretudo no campo econômico. Ciro também falou que Lula foi incapaz de unir novamente o país e que governa “olhando para o retrovisor”. Ainda sobrou alfinetadas aos ministros do Supremo, que para ele, desrespeitam os políticos, quando passam por cima deles em certas matérias.
Outro ponto destacado nas falas de Ciro Nogueira, é que ele deixou explícito, um possível apoio de Bolsonaro para eleger Vicentinho como senador: “Já defini isso com meu capitão, teremos o apoio à candidatura do nosso Vicentinho para o Senado”, disse.
Vicentinho Júnior Senador
A possibilidade de concorrer ao senado em 2026 foi insinuada diversas vezes durante os discursos. Quem falou mais diretamente sobre a possibilidade da candidatura, em dado momento, levantando Vicentinho da cadeira, foi o líder do PP na Câmara, o deputado federal Doutor Luizinho. Já o deputado Lázaro Botelho, em dado momento já o chamou de senador Vicentinho Júnior.
Vicentinho fez um discurso contundente e disse estar preparado para a missão que o povo lhe conceder. Fez elogios ao governo Wanderlei Barbosa (Repu) e disse que nos últimos quatro anos o Brasil viveu uma fase muito frenética, tanto na economia, quanto na política.
Ele também criticou o assistencialismo proposto pelo atual governo federal: “nós descobrimos que, para poder gerar emprego, não precisa de tanto assistencialismo para se quebrar o país”. Elogiando os empresários e empreendedores do estado, “que esses sim, são capazes de gerar emprego e renda”.