Entre licenças e doação, Wanderlei e Eduardo afinam parceria institucional

15 maio 2025 às 18h09

COMPARTILHAR
O govenador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), e o prefeito de Palmas, Eduado Siqueira Campos (Podemos), chegaram a abertura oficial da Agrotins, nesta quinta-feira, 15, no mesmo barco, literalmente.
Os dois líderes políticos desembarcaram na feira via o novo píer do local, que segundo os dois, com fiscalização da Polícia Militar e Guarda Metropolitana, ficará disponível para população de forma permanente após a feira. Além disso, o prefeito assinou os decretos que viabilizam o governo estadual a construir o Parque Tecnológico e Cidade do Automóvel na Capital e o governador assinou a doação de um terreno a prefeitura de Palmas.
Decretos
Eduardo assinou o decreto que aprova o microparcelamento da gleba de terras ALC-NO 13, pertencente ao governo do Tocantins. A área será o Parque Tecnológico, de mais de 424 mil metros quadrados, fica na região norte da capital e passará a contar com lotes destinados a comércio, serviços, áreas verdes e equipamentos comunitários.
De acordo com o decreto, o loteamento é de propriedade do estado e será regularizado com base no projeto apresentado, que prevê abertura de ruas, pavimentação, redes de água, esgoto, energia e outras obras de infraestrutura urbana. Com a aprovação, parte do terreno, como vias, praças e áreas públicas, será incorporada ao patrimônio da Prefeitura. O alvará de licença deverá ser registrado em cartório no prazo de até 180 dias.
Cidade do Automóvel
O prefeito também assinou o documento que reaprova, por meio de decreto, o microparcelamento do loteamento ASRNE-65, uma área destinada a Cidade do Automóvel, de mais de 831 mil metros quadrados localizada na região nordeste da capital. O terreno pertence ao governo do Tocantins e passará a ser oficialmente estruturado para fins urbanos.
Segundo o decreto, o espaço será dividido em áreas para comércio, serviços, equipamentos públicos e áreas verdes, com parte do terreno sendo incorporada ao patrimônio do município, como ruas e espaços públicos.
O projeto prevê implantação de infraestrutura completa, incluindo pavimentação, rede de água e esgoto, iluminação, calçadas e arborização. A medida garante a regularização fundiária da área e viabiliza futuros empreendimentos estaduais na região. O alvará de aprovação deve ser registrado em cartório em até 180 dias.
Cesamar na região Norte
Durante a cerimônia e em sincronia com Eduardo, o governador anunciou e assinou a doação a prefeitura de Palmas de uma área de 1 milhão de metros quadrados na região Norte de Palmas. Segundo os dois líderes, esse espaço será usado para construção de um parque nos mesmos moldes do Parque Cesamar.
Troca de elogios
Durante a cerimônia, os dois não esconderam a aproximação institucional que vem crescendo a cada dia. Em seu discurso, o prefeito fez questão de exaltar a parceria com o Governo do Tocantins e destacou o papel do governador Wanderlei Barbosa na transformação do evento em um marco permanente na cidade.
Além disso, Siqueira disse:
Repito aos tocantinenses: um dia, Siqueira Campos foi governador do Estado com o prefeito Barbosa, prefeito de Palmas. E hoje, o governador do estado é Wanderlei Barbosa e eu sou prefeito Eduardo Siqueira Campos. A história registra e perante a história nos cabe ter a grandeza de reconhecer um ao outro aquilo de bom que fazemos… Se podemos fazer sozinhos coisas boas, juntos podemos muito mais.
Em meio aos agradecimentos e anúncios, Wanderlei ressaltou a importância da cooperação entre os entes públicos para destravar obras e impulsionar o crescimento. Nesse contexto, citou diretamente o prefeito Eduardo Siqueira Campos, como exemplo de gestor com quem é possível construir parcerias administrativas eficientes:
Prefeito Eduardo, eu quero dizer para você que nós vamos hoje além do licenciamento. O que eu preciso, como todos os governantes precisam, é da parceria. Às vezes, não é necessário desembolsar recurso, mas sim permitir que a gente faça. E, se você concede a licença, você colaborou muito com a obra.