Governador do Tocantins é alvo de críticas após postagem considerada insensível sobre tragédia na ponte JK
24 dezembro 2024 às 11h42
COMPARTILHAR
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), foi alvo de críticas nas redes sociais após publicar, nesta segunda-feira, 23, uma postagem considerada insensível diante do desabamento da ponte Juscelino Kubitschek, na BR-226, que liga Aguiarnópolis (TO) a Estreito (MA).
Na publicação, que já foi apagada, o governador aparece sorrindo, sentado em uma rede, com a legenda: “Após um dia triste na divisa entre o Tocantins e o Maranhão. Chegando em casa no Caroá comendo um PEIXE 🐟 frito sentado na rede, feito pelo amigo @/mauro_rodrigues_jalapao.” A postagem foi feita poucas horas após Barbosa visitar o local da tragédia que deixou vítimas fatais e desaparecidos, juntamente do Governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB) e do ministro dos transportes, Renan Filho.
A repercussão negativa foi imediata, com críticas vindas de cidadãos, políticos e autoridades. No X (antigo Twitter), usuários classificaram a atitude como uma demonstração de insensibilidade e falta de empatia. Um internauta comentou: “O governador do Tocantins seguiu a mesma linha de falta de noção do governador do Rio Grande do Sul diante das enchentes. Só faltou mudar a foto do perfil com o coletinho pra ficar bem na foto. Que falta de noção e empatia com o sentimento das famílias dessa tragédia.”
Outra usuária destacou o contraste entre a situação do governador e a dor das famílias atingidas: “O sorriso tranquilo de quem vai passar o Natal com a família feliz e comendo seu peixinho frito, enquanto algumas famílias vão passar o Natal na beira daquele rio chorando pelo ente querido que ainda está no fundo daquele rio. Lamentável!”
A postagem também recebeu críticas de figuras públicas. A ex-senadora Kátia Abreu foi contundente: “Sr. Governador do TO, graças à cassação do ex-gov. Carlesse, deveria se envergonhar de sua atitude. Tenho procurado ficar distante, mas continuo cidadã com direito democrático à palavra. Tome tenência e pare de ouvir sua pequenez e seus asseclas bajuladores. Hoje extrapolou tudo. Pra você só resta uma palavra: pusilânime! Tenha respeito pelas pessoas”, apontou.
A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), também se manifestou: “Quando a gente acha que a dor não pode ser maior, eis que surge um ‘estadista’ solidário e empático com as vítimas da tragédia. Decreta 3 dias de luto oficial, volta para sua confortável rede para descansar, comer um peixinho frito e postar no Instagram. Afinal, o sofrimento é alheio”, repreendeu Cinthia.
Até o momento, o governador não se pronunciou oficialmente sobre a repercussão negativa da postagem. As buscas por desaparecidos pelo desabamento da ponte Juscelino Kubitschek continuam ativas, e a Polícia Militar do Tocantins (PMTO) recomenda rotas alternativas para aqueles que precisam acessar o trajeto.