Após solicitar que titulares de todos os órgãos do governo do Estado do Tocantins colocassem cargos à disposição ainda neste ano, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) publicou um ato exonerando os chefes das pastas do governo estadual, a partir do dia 1º de janeiro. A decisão do gestor está publicada sob o nº 2.385, no Diário Oficial do Estado (DOE-TO) desta sexta-feira, 28.

A medida era amplamente esperada, considerando que apesar de ter eleito um número massivo de prefeitos, vices e vereadores, saiu derrotado nas cinco maiores cidades do Estado, demonstrando, possivelmente, a falta de coesão política de quem estava atuando na chefia dos órgãos do governo do Estado. Além disso, o governador é alvo de duas grandes operações da Polícia Federal (PF) e qualquer deslize do primeiro escalão poderia expor fragilidades do Executivo. Portanto, espera-se que um grupo coeso possa o ajudar a manter a estabilidade e o auxiliar a terminar o mandato.

A Secretaria de Estado da Comunicação informou, por nota, que após a exoneração dos titulares dos órgãos da administração direta e indireta do poder executivo do Estado do Tocantins, todos os serviços públicos do Governo, inclusive os de atendimento direto à população serão mantidos normalmente. “Vale destacar que  os secretários executivos e vice-presidentes de autarquias irão responder pelos órgãos até a recondução ou nomeação dos novos titulares”, diz o texto.