Mais uma vez, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), designou o deputado estadual Olyntho Neto (Republicanos), investigado por suposto envolvimento em um esquema de descarte irregular de resíduos hospitalares, para integrar a delegação do Estado em eventos ambientais na Suíça. A designação do deputado está publicada no Diário Oficial do Estado do Tocantins (DOE-TO) desta quinta-feira, 9. 

Entre os compromissos do parlamentar estão discussões sobre investimentos em Soluções Baseadas na Natureza, promovidas pela Silvania Nature Based Investments PTE. LTD., em Davos, a participação no LIDE Brazil Economic Forum, em Zurique, a assinatura de um Protocolo de Negociação para Restauração Florestal, em Villars-sur-Ollon, além de outros eventos entre os dias 21 e 31 de janeiro de 2025. Em novembro do ano passado, o mesmo fez parte da 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 29), realizada em Baku, Azerbaijão.

Apesar das investigações relacionadas à Operação Expurgo da Polícia Civil, que apontam irregularidades no descarte de resíduos hospitalares envolvendo empresas de sua família, Olyntho Neto viajará sem custos ao Poder Executivo. O caso investiga crimes contra a flora, poluição ambiental e uso de empresas de fachada para ocultar práticas ilegais.  O Jornal Opção Tocantins solicitou um posicionamento ao governo do Estado e ao deputado sobre a participação dele nos eventos e aguarda um retorno. 

Com ônus para o Tocantins, a delegação oficial inclui Karynne Sotero, primeira-dama e secretária Extraordinária de Participações Sociais; Marcello Lelis, secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); Camila Mitye, jornalista da Secretaria Executiva da Governadoria; Elisângela Pereira da Silva, assessora de imprensa do Gabinete do Governador; Ezequiel Nunes Sales, assessor da Semarh; Filipe Costa Franco, ajudante de Ordens do Gabinete do Governador; Kellen Aguiar Fragoso Pimentel, subtenente da Casa Militar; Raíssa Leite de Negreiros Sotero, assessora especial do Gabinete do Governador; e Robson Corrêa, gerente de Fomento à Economia Circular da Semarh.  

A deputada estadual Cláudia Lelis (PV), esposa do secretário Marcello Lelis, também integra a comitiva sem ônus para o Poder Executivo, enquanto parte das despesas de outros membros será coberta pela Mercuria Energy Trading SA.