Janad Valcari desiste de participar de debate na TV Jovem Palmas e alega parcialidade da emissora
16 agosto 2024 às 10h59
COMPARTILHAR
A candidata a prefeita de Palmas, Janad Valcari (Pl), anunciou que não participará do debate eleitoral programado para esta sexta-feira, 16, na TV Jovem Palmas. A decisão foi comunicada pela coordenação de sua campanha em uma carta enviada ao diretor de jornalismo da emissora, Lucas Ferreira, na qual são expressas preocupações sobre a imparcialidade do evento.
Segundo a coordenação, a desistência ocorreu devido ao vínculo entre o proprietário da TV Jovem Palmas, Vanderlei Luxemburgo da Silva (Podemos), e o candidato opositor Eduardo Siqueira Campos (Podemos). Luxemburgo, que recentemente se filiou ao partido Podemos, mesma legenda de Siqueira Campos, demonstrou publicamente apoio de um dos adversários políticos de Janad durante a convenção partidária no início deste mês.
A equipe jurídica da candidata, representada pelo assessor Leandro Manzano Sorroche, argumenta que a participação de Janad no debate seria temerária, dado o risco de falta de isenção na condução do evento. A carta ainda destaca que Luxemburgo e Siqueira Campos têm participado conjuntamente de eventos públicos, reforçando as preocupações sobre a imparcialidade do debate.
A campanha de Janad solicitou que a justificativa para a ausência da candidata seja lida durante o debate e reafirmou que ela está aberta a participar de debates promovidos por outras emissoras, desde que os proprietários não tenham vínculos com partidos ou candidatos opositores.
Confira na íntegra o comunicado enviado por Janad à diretoria da TV Jovem:
No mês de julho foi confirmada a participação da candidata Janad Marques de Freitas Valcari no debate a ser realizado em 16/08/2024, às 11h:50min, na sede da emissora TV Jovem Record Tocantins.
Todavia, reavaliando o convite, a coordenação da campanha concluiu temerária a participação da candidata, isso diante do vínculo notório do atual proprietário da emissora e promotora do debate, o senhor Vanderlei Luxemburgo da Silva, com o candidato opositor Eduardo Siqueira Campos, além da constatação de fatos supervenientes os quais ensejam a violação da necessária imparcialidade e isenção.
Conforme amplamente noticiado pela imprensa, o referido proprietário da emissora filiou-se, recentemente, na mesma agremiação partidária (Podemos) de Eduardo Siqueira Campos.
Ademais, na convenção do Partido Podemos, realizada no dia 01/08/2024, o senhor Vanderlei Luxemburgo ocupou posição de destaque no evento, inclusive utilizando da palavra, enaltecendo e declarando explicitamente apoio ao candidato Eduardo Siqueira.
Se isso não bastasse, nos últimos dias restou cristalino o interesse do senhor Vanderlei Luxemburgo na candidatura de Eduardo Siqueira, vez que compareceram conjuntamente em evento que propõe programa de políticas públicas de esporte junto à comunidade.
Destarte, resta indubitável que há violação na devida e necessária isenção e imparcialidade, notadamente pelo fato das análises dos pedidos de direito de resposta serem apreciados, discricionariamente, pelo departamento jurídico da emissora, conforme previsto nas regras do evento.
Nesse diapasão, a coordenação de campanha da candidata Janad Valcari solicita a leitura do presente comunicado no momento do debate, com as justificativas supra mencionadas.
Por fim, ressalta que Janad Valcari está à disposição de outras emissoras que eventualmente promoverão debates, todavia, com a condicionante de que seus respectivos proprietários não sejam filiados em partido político de candidato(a) opositor(a) e também não seja apoiador explícito de candidaturas opositoras.