A ex-presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) e ex-deputada estadual por quatro mandatos, Luana Ribeiro (PCdoB), revelou ao Jornal Opção Tocantins que pretende retomar sua carreira política como deputada federal. Filha do ex-senador João Ribeiro, ela afirmou estar pronta para esse novo desafio. O anúncio ocorreu após especulações sobre possíveis concorrentes às vagas da Aleto.

“Estou me preparando para voltar a um mandato eletivo com muita humildade, força e empolgação total. Apesar de ser empresária, minha grande paixão é a política”, declarou. Caso se candidate, ela terá que competir com a viúva do pai dela, a ex-prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), com quem tem desavenças históricas.

Nos bastidores, apoiadores afirmam que Luana tem recebido convites para mudar de partido. Entre as siglas interessadas estariam o Partido Liberal (PL), liderado no Tocantins pelo senador Eduardo Gomes, e o União Brasil, presidido no Estado pela senadora Dorinha Seabra.

Em julho do ano passado, Luana reassumiu o mandato na Aleto após a licença de 120 dias do deputado Ivory de Lira, que se afastou para disputar a Prefeitura de Miracema. Ela havia sido a primeira suplente da federação PT, PV e PCdoB em 2022 e, posteriormente, se filiou ao PSD para disputar as eleições em Palmas.

No entanto, a mudança de partido inviabilizou sua candidatura, e ela permaneceu na Assembleia após Ivory desistir da eleição municipal por motivos de saúde e assumir a Secretaria de Cidades no governo Wanderlei Barbosa (Republicanos). No começo deste ano, Wanderlei exonerou todos os chefes do primeiro escalão e Ivory retornou para a Aleto.

Nas eleições municipais, Luana, que integra um partido de esquerda, foi criticada por apoiar Janad Valcari, do PL, na disputa pela Prefeitura de Palmas, gerando questionamentos sobre sua posição política.

Ao longo de sua trajetória, foi autora de leis relevantes, como a redução da jornada de trabalho dos profissionais da saúde e a criação da Patrulha Maria da Penha, reforçando sua atuação em pautas sociais e de direitos das mulheres.