Pouco mais de um mês após o afastamento do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e a posse interina de Laurez Moreira (PSD), o deputado estadual Eduardo Mantoan (PSDB) tem dado sinais de aproximação com o novo chefe do executivo, em um movimento interpretado como mais um gesto de conciliação política do tucano.

No final de agosto, dias antes do afastamento de Wanderlei, Mantoan chegou afirmou que era “base do governador” e reiterou sua lealdade também ao presidente da Assembleia Legislativa, Amélio Cayres (Republicanos). Na ocasião, chegou a defender uma possível aliança do PSDB com o governo Wanderlei Barbosa para as eleições de 2026, destacando que essa construção dependeria de decisão coletiva dentro do partido.

Já neste domingo, 5, durante as comemorações dos 37 anos de criação do Tocantins, o deputado dividiu o palanque com o governador interino Laurez Moreira e elogiou publicamente a gestão. Representando a Assembleia Legislativa, Mantoan hasteou a bandeira do estado ao lado de Laurez e celebrou “a força e o valor do povo tocantinense”.

“Há 19 anos, o Tocantins me acolheu de braços abertos e tudo o que faço na vida pública é com o propósito de retribuir, trabalhando para o desenvolvimento e a melhoria de vida dos tocantinenses”, declarou o parlamentar.

A presença e o tom adotado no evento foram lidos por interlocutores políticos como um sinal de abertura e adaptação ao novo cenário, em que o PSDB tenta reposicionar-se diante da interinidade de Laurez. Embora Laurez e Wanderlei tenham mantido um histórico de rompimento político aberto, Mantoan parece optar por uma linha ecumênica, na busca por preservar pontes com ambos os campos e manter influência independentemente de quem esteja no comando do Palácio Araguaia.