Se alguém tivesse parado no tempo no fim de 2024 e acordado nesta sexta-feira, 9 de maio, no Parque da Agrotins, em Palmas, pensaria estar numa realidade paralela. O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) chegou ao evento de inauguração da revitalização do local, uma obra orçada em R$ 23 milhões, cercado pela haste de parceiros de sempre, ex-adversários e ex-desafetos. Uma comitiva, digamos, “homogênica”.

Entre os presentes, um que chamou atenção foi o deputado estadual Eduardo Mantoan (PSDB), marido da ex-prefeita Cinthia Ribeiro. A mesma Cinthia que, no fim do ano passado, protagonizou um embate direto com o governador por causa de uma postagem considerada insensível após a queda da ponte entre Estreito e Araguatins, que deixou mortos e desaparecidos.

À época, Cinthia disparou: “Quando a gente acha que a dor não pode ser maior, eis que surge um ‘estadista’ solidário e empático c/ as vítimas da tragédia. Decreta 3 dias de luto oficial, volta p/ sua confortável rede p/ descansar, comer um peixinho frito e postar no Instagram. Afinal, o sofrimento é alheio”, publicou

Wanderlei respondeu, dizendo que a foto foi mal interpretada: “Eu tirei uma foto comendo um peixe que um amigo fez e achei interessante. Não foi desrespeito. Eu trabalho todos os dias. Jantar, eu janto todo dia, postando ou não. Me surpreende que a prefeita, que polemizou a respeito disso, esteja faltando com respeito a mais de 300 mil palmenses ao deixar de fazer a coleta de lixo, ao tentar tomar dinheiro das escolas, ao deixar de realizar o réveillon e o Natal. Ela se apega a um prato de comida meu após um dia de trabalho e tristeza”, disse na época.

Mas isso é passado, ao menos na política flexível do Tocantins. Mantoan foi citado nominalmente por Wanderlei no seu discurso, como sinal de que os ânimos esfriaram ou que os interesses esquentaram.

Outro que voltou para o convívio foi o deputado federal Vicentinho Júnior (PP). Após estremecer com Wanderlei por apoiar Eduardo Siqueira Campos (Podemos) contra Janad Valcari (PL) na eleição de Palmas, Vicentinho retornou ao ambiente de eventos do governo com um discurso em tom de reconciliação: “É quem tem feito muito pelo Tocantins e vai fazer muito mais”, pontuou durante sua fala.

O próprio Eduardo Siqueira, prefeito da capital, marcou presença. Apesar de ter saído vitorioso numa eleição em que estava em campo oposto ao governador, fez questão de falar, ser citado e endossar a parceria institucional: “O bem maior é a cidade e Tocantins. O passado não me prende”, comentou.

Outro detalhe que não passou despercebido: a presença do prefeito de Almas, Neri Xavier, que venceu o cunhado do governador nas eleições de 2024. Também estava por lá, acenando institucionalmente.
No discurso, Wanderlei Barbosa fez uma defesa da gestão republicana: “Já investimos nos 139 municípios. Não nos apegamos a amarras políticas. E vamos continuar o trabalho”, relatou.

Nos bastidores, o cerimonial teve que ajustar a ordem dos cumprimentos para não deixar aliados antigos de fora e, ao mesmo tempo, dar palco aos reaproximados.