O segundo turno de Palmas está levando a alguns rachas internos dentro dos partidos. No PSDB, o vereador eleito mas não reeleito, Eudes Assis, indicou apoio à Janad Valcari (PL), já o eleito pelo partido, o mais votado de Palmas, Márcio Reis, está no palanque de Eduardo Siqueira (Pode). Mas já houve outros partidos que tiveram “rachas” como o PP, a Federação Brasil da Esperança e o PC do B. 

O primeiro foi o Progressistas, onde os dois vereadores eleitos pelo partido apoiam Janad Valcari (PL) e seu presidente estadual, Vicentinho Júnior (PP) indicou apoio à Eduardo Siqueira. Depois disso, o PV abdicou de apoiar Eduardo Siqueira, mesmo com a Federação no qual faz parte, junto com o PCdoB, indicando apoio ao ex-prefeito. PCdoB que aliás, também está rachado, pois o deputado estadual afastado e hoje secretário no governo de Wanderley Barbosa (Repu), Ivory de Lira (PCdoB) e a atual titular da cadeira de deputada pelo partido, Luana Ribeiro, estão do lado de Janad. 

No caso do PSDB, a disputa ainda é sutil. O partido ainda não declarou oficialmente seu apoio, mas Cinthia já apareceu ao lado de Júnior Geo (PSDB) indicando que apoiaria Eduardo. Considerando que Cinthia é presidente nacional do PSDB Mulher, sua indicação tem grande peso para o partido.. A indicação oficial deve acontecer nesta terça, 15, às 18h30 no Hotel Select.

No palanque de Janad, Eudes diz que será soldado nesta campanha | Foto: Redes Sociais

O caso de Eudes Assis é considerado anômalo, já que o vereador, além de não seguir com a indicação do partido, também não atuou na campanha de Júnior Geo, inclusive sendo um dos nomes que tentaram barrar sua entrada no ninho tucano. Eudes sempre foi considerado um dos principais defensores de Cinthia Ribeiro na Câmara de Palmas. Em palanque com Janad, nesta segunda, 14, Eudes afirmou que será um soldado de Janad nessa campanha, e vai tentar fazer o vira-voto, mesmo que tenha que ir de casa em casa. 

Márcio Reis ao lado de Eduardo e Carlos Velozo | Foto: Imprensa Eduardo Siqueira

No palanque oposto, o também tucano, Márcio Reis, que foi o vereador eleito com mais votos da capital, declarou que Eduardo era o melhor para a cidade. “Para este segundo turno, decidimos que o nome de Eduardo Siqueira é o melhor para a nossa cidade. Nós estamos aqui em um só sentido, que é colocar Eduardo Siqueira na Prefeitura de Palmas. Juntos, Prefeitura e Câmara Municipal, vamos trabalhar para ajudar a família palmense, especialmente os bairros e distritos mais esquecidos. O povo está com Eduardo e já escolheu o seu líder”, declarou Márcio. 

Outra celeuma que se avizinha, é o apoio de Júnior Geo, apesar de seu partido, que  só precisa oficializar o apoio à Eduardo, as indicações no entorno do deputado, que ficou em terceiro, nas eleições municipais, indicam que Geo não está propenso a declarar apoio, nem para Eduardo, nem para Janad.