Presidente do Republicanos não descarta candidatura de Wanderlei ao Senado, mas afirma que ainda não debateu isso com o governador

13 agosto 2025 às 10h30

COMPARTILHAR
Com muitos ativos políticos no Tocantins, entre deputados estaduais, federais e o próprio governador, o presidente nacional do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP), afirmou ao Jornal Opção Tocantins que ainda não conversou com o governador Wanderlei Barbosa sobre sua eventual manutenção no cargo depois de abril de 2026 ou uma possível candidatura ao Senado, nem sobre a eventual entrada do presidente da Assembleia Legislativa, Amélio Cayres, na disputa pelo governo do estado.
A resposta curta indica que as definições da sigla no Tocantins seguem em compasso de espera, apesar de Amélio já ter declarado que, pela envergadura do partido no estado, seria natural que o Republicanos tivesse o nome na cabeça da chapa majoritária, nesse caso, o dele é o mais próximo para assumir isso.
Além disso, o partido tem a chance de emplacar um senador, caso Wanderlei renuncie para concorrer, e uma deputada federal, caso a primeira-dama Karynne Sotero seja liberada para disputar, o que dependeria da renúncia do esposo, algo que ele garante que não fará. A pauta então, pelo que diz o presidente nacional, parece seguir em aberto, com todas as possibilidades ainda na mesa.
Marcos Pereira e Wanderlei Barbosa irão estar juntos no próximo dia 25 de agosto, no evento, em Brasília (DF), que celebra os 20 anos do partido.