Nesta sexta, 30 começaram a ser veiculadas na TV as propagandas eleitorais gratuitas dos candidatos à prefeitos e vereadores. Em Araguaína tivemos os primeiros programas do deputado Jorge Frederico (Repu) e Wagner Rodrigues (UB). Segundo as coligações, o tempo foi definido em 3:17 minutos para Jorge e 6:12 minutos para Wagner. Confira como foi a propaganda de cada um deles.

A propaganda de Jorge Frederico é bem feita, possui diversos elementos visuais, cumpre os padrões técnicos para áudio e vídeo e os recursos de acessibilidade como legendas e libras estão bem colocados. Isso dito, o abuso de recursos gráficos na edição e transições muito bruscas de imagens podem causar algum desconforto. Durante a propaganda, o candidato anda por diversas ruas de Araguaína enquanto fala de seu compromisso com a população. A propaganda dá algumas voltas sem apresentar de fato propostas. Óbvio, temos que considerar que o tempo de TV do adversário é quase o dobro, ainda assim, seria possível colocar uma proposta ou outra. 

Em um dos momentos no vídeo, Jorge está andando e começa a falar que o importante é saúde, que a saúde seria prioridade em um governo seu. Mas na frase seguinte diz que também será prioridade educação, segurança, cultura, renda e trabalho. Ele também afirma que vai cuidar de todos os bairros e não apenas os centrais. Em um outro momento ele fala que vai diminuir os impostos e que é considerado visionário.  Os jingles de campanha são usados de forma interessante, mas mais uma vez peca pelo excesso de transições, que por vezes dá a impressão de estar em uma montanha russa, outro ponto para destacar é a ausência do governador Wanderlei Barbosa, em nenhum momento aparece a imagem de seu companheiro de partido. 

Um dos maiores acertos do vídeo é o final, onde é feito um convite para as redes sociais dele, estratégia interessante, tendo em vista que seu adversário tem mais tempo de TV, o fim da propaganda é a divulgação da pesquisa da Vope que o coloca com 40% de intenções de voto, contra 45% de seu rival. 

Já a campanha de Wagner começa com imagens da convenção em um tom bastante alegre e com transições um pouco mais acertadas. O trabalho na produção do material é muito bom, tanto em vídeo quanto em áudio, os recursos de acessibilidade também são bem contemplados. Há muitas imagens de pessoas e paisagens da cidade. Apesar de não darem depoimentos é nítido o uso da imagem de outros políticos que o apoiam como os senadores Eduardo Gomes (PL) e Dorinha Seabra (UB). 

Em dado momento, durante discurso na convenção, Wagner diz que tem duas famílias, essa frase vai acompanhar a trajetória do vídeo. Quando parte para uma viagem de carro com Wagner, ele ressalta novamente isso, inclusive dizendo que por vezes, deixa sua própria família de lado para cuidar da cidade. Ele conta essa história com a voz meio embargada em um ensaio para um choro, que não acontece. Os efeitos de áudio, jingles e imagens da família orando também foram muito bem postos. Durante toda a propaganda são mostradas pessoas e obras dele pela cidade. 

O discurso de que tem duas famílias se repete mais algumas vezes, passando a incomodar em algum aspecto, sobretudo depois que ele diz que seus familiares às vezes reclamavam de não terem tempo com ele. A campanha também usa muitas falas de seus eleitores , demonstrando sua popularidade. 

Saiba como foi o primeiro programa de televisão dos candidatos de Palmas