O Partido dos Trabalhadores (PT) pode ganhar espaço no governo interino de Laurez Moreira (PSD) nos próximos dias. A negociação gira em torno das pastas de Igualdade Racial e Habitação, com ajustes sendo tratados entre governador em exercício e as executivas estadual e nacional. Se o acerto avançar, o nome mais cotado para Igualdade Racial é o da co-vereadora do Coletivo SOMOS, Thamires Lima (PT). De quebra, Laurez deve ter um encontro com Lula, numa articulação da ex-senadora Kátia Abreu.

A advogada Larissa Carlos Rosenda, que assumiu a Secretaria da Mulher, responderá interinamente pela pasta da Igualdade Racial até que as tratativas sejam encerradas.

Kátia, aliás, mantém trânsito livre no PT e proximidade com o presidente. A ex-senadora já foi ministra da Agricultura de Dilma Rousseff e, mesmo após idas e vindas políticas, conserva pontes abertas que agora podem facilitar a entrada do grupo de Laurez na mesa de negociações em Brasília.

Outro ponto que pesa é o PSD. O partido de Laurez já ocupa espaços estratégicos em ministérios do governo federal, o que torna natural uma aproximação maior em nível estadual. Se a dobradinha prosperar, o PT tocantinense deve ter papel de destaque em um governo que ainda está em fase de montagem e busca estabilidade política.