Durante sessão solene no Congresso Nacional, nesta segunda-feira, 25, em Brasília, em homenagem aos 20 anos do Republicanos, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), declarou apoio ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como o nome do partido para disputar a presidência da República em 2026.

“Eu olho para o Tarcísio como um nome leve para esta nação, importante para o Republicanos e para o Brasil, e espero tê-lo como nosso presidente”, afirmou Wanderlei, em gesto à direita que deixa claro o rumo que pretende seguir na corrida presidencial do próximo ano.

No discurso, o governador ainda destacou a ascensão do Republicanos no Tocantins, lembrando que, quando assumiu o governo, a sigla tinha apenas 19 vereadores e nenhum prefeito. Hoje, o partido contabiliza 302 vereadores, 56 prefeitos, sete deputados estaduais, três federais e o comando do próprio governo estadual. “Essa é a força que construímos no Tocantins”, reforçou.

Wanderlei também fez questão de defender sua gestão como municipalista, dizendo que governa “abraçando as pessoas” e listou conquistas como a evolução do estado da última posição para o terceiro lugar no índice nacional de alfabetização na idade certa, além de prêmios em inovação tecnológica.

O tom do discurso reforçou a linha adotada pelo presidente nacional da sigla, Marcos Pereira, exaltado por Wanderlei como liderança respeitosa e agregadora. “Nunca fui tão bem recebido em um partido quanto sou no Republicanos”, afirmou o governador, sinalizando que seu caminho para 2026 será construído dentro da legenda e alinhado ao projeto nacional que se desenha em torno de Tarcísio.