Wanderlei Barbosa desponta na disputa ao Senado no Tocantins

10 abril 2025 às 11h59

COMPARTILHAR
O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e o senador Eduardo Gomes (PL) são os nomes mais citados para o Senado em 2026, segundo o Instituto Paraná Pesquisas. Como cada eleitor poderá escolher dois senadores, os números refletem uma divisão pulverizada dos votos.
Wanderlei aparece com 52,9% das citações, enquanto Eduardo soma 32,5%. A pesquisa permitiu que cada entrevistado citasse até dois nomes. Na sequência, o atual senador Irajá Abreu (PSD) aparece com 17,8%, seguido pelos deputados federais Alexandre Guimarães (16,1%), Vicentinho Júnior (15,6%) e Carlos Gaguim (11,6%). Além disso, os nomes do ex-técnico de futebol Vanderlei Luxemburgo com 10,2% e do ex-senador Ataídes Oliveira (Podemos) com 7%, aparecem no levantamento.
Recall de Wanderlei e base ampla de Gomes
Wanderlei Barbosa desponta como líder absoluto. Seu nome aparece com força semelhante em todos os recortes da pesquisa, inclusive entre os jovens (55,3%) e idosos (49,3%), mostrando capilaridade. A alta aprovação de seu governo (76,7%) é o principal fator por trás dessa liderança.
Eduardo Gomes, por sua vez, tem desempenho consistente entre homens (33,8%) e mulheres (31,2%), e maior penetração entre os eleitores com ensino médio (33,2%).
Leia mais:
Karynne Sotero já teria contratado empresa de publicidade para pré-campanha à Câmara Federal
Eduardo Gomes e Professora Dorinha lideram corrida pelo governo do Tocantins em 2026