Wanderlei Barbosa mantém alta aprovação no Tocantins, mas levantamento indica leve queda

17 outubro 2025 às 15h17

COMPARTILHAR
Mesmo afastado temporariamente do cargo, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), segue entre os gestores estaduais mais bem avaliados do país. Levantamentos realizados em agosto e outubro de 2025 mostram que a imagem do governador continua sólida, embora haja uma pequena variação nos números.
Em agosto, pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas apontou que 79,7% dos eleitores tocantinenses aprovavam a gestão de Barbosa. Na avaliação detalhada, 21,6% consideraram o governo “ótimo” e 37,4% “bom”, enquanto 30,3% classificaram como “regular”. Apenas 4,8% avaliaram a administração como “péssima” e 4,5% como “ruim”, e 1,5% não souberam ou não responderam. O levantamento ouviu 1.510 pessoas entre 9 e 13 de agosto, em 59 municípios, com margem de erro de 2,6 pontos percentuais.
Já em outubro, pesquisa do Instituto Real Time Big Data, divulgada pela CNN Brasil, indicou aprovação de 75% da população. Desses, 41% avaliaram o governo como “ótimo” ou “bom” e 34% como “regular”. A parcela que considera a gestão “ruim” ou “péssima” passou para 23%, e 2% não souberam responder. O levantamento ouviu 1.200 pessoas entre os dias 14 e 15 de outubro, com margem de erro de três pontos percentuais.
O comparativo mostra uma leve queda na avaliação positiva, de 79,7% para 75%, e aumento da percepção negativa, de 9,3% em agosto para 23% em outubro. Para o Republicanos, a gestão de Wanderlei ainda recebe amplo apoio da população, refletindo reconhecimento de ações nas áreas de infraestrutura, saúde, segurança e valorização dos servidores públicos.
Para o partido, o resultado reforça a posição dele como uma das figuras políticas mais relevantes do Tocantins, com influência nas articulações para as eleições de 2026.