Tocantins tem plataforma digital para integração de artistas
17 setembro 2025 às 16h02

COMPARTILHAR
Com a finalidade de divulgação e conexão entre os produtores de cultura local, o Governo do Tocantins mantém uma plataforma digital para os artistas do Tocantins. O Mapa Cultural do Tocantins fornece ferramentas úteis para projetos e trabalhos. O site é voltado para artistas, grupos, coletivos, produtores e agentes culturais.
A plataforma do Governo do Tocantins integra o sistema nacional Mapas Culturais, software livre e colaborativo utilizado em todo o Brasil para gestão, mapeamento e preservação da memória cultural.
De acordo com o superintendente de Incentivo e Fomento à Cultura da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Antônio Miranda, estar no Mapa Cultural é um passo decisivo para fortalecer a cadeia criativa do Estado. “O cadastro no Mapa Cultural é fundamental para fortalecer a rede de fazedores de cultura em nosso estado. Ele permite que artistas, grupos e coletivos sejam reconhecidos oficialmente, ampliando as oportunidades de participação em editais e projetos”, ele frisa. “É um passo essencial para consolidar a cultura como vetor de desenvolvimento social e econômico”, Antônio finaliza.
Além de servir como vitrine para os trabalhadores da cultura, a plataforma também é um instrumento de gestão pública. Por meio do georreferenciamento, o projeto permite identificar onde há maior concentração de atividades culturais, bem como lacunas e potencialidades em diferentes regiões.
Com o cadastro, os agentes culturais passam a ter acesso direto às informações sobre editais, formações e projetos promovidos pelo Governo do Tocantins, ampliando suas chances de participação em ações de fomento.
O acesso à plataforma é gratuito. Basta seguir os seguintes passos: acesse o site mapadacultura.secult.to.gov.br; clique em Entrar e, em seguida, em Fazer Cadastro; informe o seu e-mail e CPF; crie uma senha segura e fácil de lembrar; clique em Continuar; informe o seu nome e uma minibiografia; adicione suas áreas de atuação e clique em Criar Cadastro.
Com o perfil criado, é possível adicionar fotos, vídeos, links úteis e todas as informações que considerar pertinentes sobre o seu trabalho.
Gabes Guizilin cumpre estágio obrigatório por meio do convênio firmado entre o Jornal Opção e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), sob supervisão de Elâine Jardim.
