Primeira mulher negra reitora da UFT toma posse nesta quinta-feira
12 novembro 2025 às 15h56

COMPARTILHAR
A cerimônia de posse da nova reitora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Maria Santana, e do vice-reitor, Marcelo Leineker, vai acontecer nesta quinta-feira, 13, às 19h no Câmpus de Palmas. A programação, que acontece no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica), inclui apresentações musicais, homenagens, um breve histórico da UFT, além da apresentação da equipe de gestão.
O evento terá a transmissão oficial do cargo, com assinatura do termo de condução. Maria Santana é a primeira reitora negra da Instituição. Ela possui doutorado em Educação pela Universidade de Brasília e é professora do curso de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas. A professora também coordenou o FORPROEX/Norte e participou de redes nacionais ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Maria Santana começou a lecionar enquanto estava no ensino médio, incentivada pela mãe. No mestrado, realizou uma pesquisa pioneira na comunidade indígena xerente, abordando gênero, violência simbólica e organização social. Ela ingressou na UFT em 2011, como docente do curso de Pedagogia e ocupou diferentes funções de gestão.
