Projeto da UFT promove encontro sensorial entre idosos e crianças com deficiência
07 novembro 2025 às 14h08

COMPARTILHAR
Nesta sexta-feira, 7, a Universidade da Maturidade (UMA), tecnologia social da Universidade Federal do Tocantins (UFT), realiza a Aula Inaugural da UMA Atípica. O evento acontece às 14 horas, no prédio da UMA, Câmpus Palmas da UFT. O projeto propõe o diálogo entre gerações por meio da convivência entre pessoas idosas e crianças com deficiência. O encontro tem como tema “Caminhos que se cruzam: memórias, afetos e descobertas”.
Coordenado pela professora Neila Barbosa Osório, o projeto será desenvolvido em três centros municipais de Educação Infantil de Palmas: Amâncio José de Morais, João e Maria e Sementes do Amanhã. A proposta prevê encontros mensais com atividades pedagógicas e lúdicas, mediadas por educadoras da UMA, com foco na empatia, valorização da diversidade e respeito às diferenças.
Durante as interações, os participantes irão compartilhar experiências e participar de oficinas lúdicas, envolvendo contação de histórias, confecção de brinquedos recicláveis e jogos sensoriais. A cada semana, o grupo de idosos atuará em uma das unidades, encerrando o mês na própria UMA, onde serão realizadas formações em Libras e oficinas sobre as diferentes deficiências.
A coordenadora da UMA, professora Neila Osório, comenta que “A UMA Atípica nasce do desejo de aproximar gerações e mostrar que aprender é um ato coletivo. Velhos e crianças ensinam e aprendem juntos, reconhecendo que as diferenças são o que nos tornam humanos e capazes de transformar o mundo”.
A aula inaugural contará com uma programação sensorial, apresentações artísticas e o momento simbólico Trama Viva, em que os idosos compartilharão lembranças a partir de objetos afetivos. Os relatos irão compor o Mural das Memórias, primeiro registro coletivo da trajetória da UMA Atípica.
