Direita e Esquerda caminham para o futuro em passos distintos
09 julho 2024 às 15h59
COMPARTILHAR
Nos últimos anos, o cenário político mundial destacou a ascensão tanto da esquerda quanto da direita. Este fenômeno reflete a globalização, mudanças na comunicação e a polarização crescente na dinâmica eleitoral de diversos países.
É importante ainda destacar alguns fatos curiosos. Por exemplo, a ideologia “esquerdista” do Brasil é vista como “de centro” em países onde essa ideia é mais aceita, como a França. Ao mesmo tempo, o que parece distinguir a direita da extrema-direita parece ser apenas a aceitação do diferente.
Para ser de esquerda ou de direita não é necessário ser extremista, os que são, desejam o extermínio de adversários ideológicos. Uma ideia antidemocrática por si só. Assim como a imposição de doutrinas e crenças religiosas em questões de referentes a políticas públicas, que deveriam ser laicas.
Contudo, a polarização e a instabilidade política são consequências comuns desse avanço, exigindo um equilíbrio cuidadoso para garantir governança eficaz e democrática. A conscientização e a participação ativa da população são essenciais para moldar um futuro político que reflita os valores e necessidades de todos.
Cenário internacional
A direita tem crescido em várias partes do mundo. Em Portugal, por exemplo, o partido Chega aumentou sua presença parlamentar e se tornou o 3º maior grupo parlamentar da Assembleia com apenas 3 anos de funcionamento. Na França, a direita colocou a esquerda em uma corrida acirrada; e mesmo perdendo a eleição para primeiro-ministro, o partido de extrema-direita passou de 88 para 143 cadeiras no parlamento.
Da mesma forma, a esquerda alcançou vitórias significativas em várias nações. Ainda na França, a coalizão Nova Frente Popular (NFP) emergiu como o maior bloco parlamentar, desafiando o domínio da direita e dos partidos de centro. O Partido Trabalhista do Reino Unido também obteve um triunfo expressivo, conquistando 411 das 650 cadeiras no parlamento britânico.
O avanço tanto da esquerda quanto da direita em um contexto global destaca a complexidade e os desafios da política contemporânea. Ambos os espectros políticos têm suas contribuições e falhas. Enquanto a esquerda promove igualdade e justiça social, a direita foca em segurança e estabilidade econômica.
O importante, portanto, seria o diálogo. Que infelizmente parece cada vez mais distante e utópico. Isso porque apenas com o trabalho conjunto dessas ideologias que podemos de fato organizar o estado para que cresça economicamente e cuide das pessoas, de forma simultânea. Afinal, tanto o foco da direita quanto o da esquerda são pertinentes e necessários no fim das contas.