A presidente estadual do PSDB, Cinthia Ribeiro, juntamente com o representante da sigla na Assembleia, deputado estadual Eduardo Mantoan, receberam na segunda-feira, 11, na capital do Tocantins, o presidente nacional do partido, Marconi Perillo. O dirigente partidário tem uma extensa agenda de visitas pelas regiões norte e nordeste nesta semana. A primeira destas visitas foi justamente a capital do Tocantins.

Entre os presentes no encontro ocorrido na Assembleia Legislativa, várias lideranças tucanas, oriundas de vários municípios, como também pré-candidatos a prefeito e vereadores. Dentre os discursos mais efusivos e entusiasmados com a nova fase do partido, destaca-se os vereadores de Palmas, Folha Filho, Eudes Assis, Major Negreiros e Waldson Salazar.

Por sua vez, em seu discurso, Perillo destacou que o partido é um patrimônio político do Brasil, além de ter sido responsável pela grande mudança que ocorreu no país nos últimos 50 anos, citando como exemplo a implantação do Plano Real, que trouxe estabilidade econômica ao Brasil, e a série de privatizações, que modernizaram o país. Ele enfatizou a importância da criação da Lei de Responsabilidade Fiscal, que limitou a gastança pública, e da criação dos medicamentos genéricos, ocorrida nos governos tucanos.

O dirigente partidário finalizou afirmando que o PSDB é um partido com uma história e legados inconfundíveis, e que devem e precisam voltar ao protagonismo na política brasileira, momento em que foi muito aplaudido pelos presentes.

Deputado Junior Geo no palanque reforça a ideia da pré-candidatura pelo partido

Apenas dois deputados estaduais estavam presentes no evento: o esposo de Cinthia e um dos líderes dos tucanos no Tocantins, Eduardo Mantoan, e o Professor Junior Geo. Essa presença no palco, ovacionada inclusive pelo público, demonstra a proximidade da prefeita e do tucanato de uma forma geral com o pré-candidato a prefeito, Junior Geo. A prefeita o elogiou, inclusive, em seu discurso, afirmando que apesar de concorrentes na eleição de 2020, Geo não se deixou levar pela oposição sistemática. Ao contrário: tornou-se um aliado da gestão.

Convidado de honra, mesmo sem discursar, Geo marcou território no ninho tucano

O deputado Geo tem enfrentado um dilema – que já chegou à justiça – pelo fato do Podemos, partido que incorporou sua sigla – o PSC – ter priorizado a pré-candidatura de Eduardo Siqueira Campos. Na verdade, para migrar para o PSDB, Geo precisa de garantias que – caso saia do partido – não perderá seu mandato de deputado. Naturalmente, essa garantia pode ser judicial, cujo processo está em trâmite, ou a “alforria” do próprio Podemos.

A força política de Cinthia é um ingrediente a mais neste contexto. Sua influência – a nível nacional – é uma realidade. Além da proximidade com a executiva nacional da sigla, a gestora de Palmas é presidente do “PSDB Mulher”. Um pedido dela, “uma mexida nos pauzinhos”, e Geo aterriza no partido para ser o candidato a prefeito chancelado pela gestão atual.

Ante a importância de Cinthia Ribeiro e Marconi Perillo no contexto partidário nacional, aliado aos interesses de trazê-lo para o PSDB, não seria absurdo se, após articulações em Brasília, houvesse uma “canetada” da executiva nacional do Podemos, liberando Geo das amarras partidárias. É aguardar para conferir.