Obra inédita do artista Nival Correia conta a história do teatro tocantinense
02 fevereiro 2026 às 16h25

COMPARTILHAR
O teatro tocantinense agora passa a ser eternizado, com a obra “Tocantins Cena a Cena” que reúne relatos, documentos e imagens que representam as artes cênicas locais. O livro foi organizado pelo artista e produtor cultural, Nival Correia, com o intuito de enaltecer a arte tocantinense.
Além do cenário contemporâneo, a obra mostra o cenário cultural desde antes da criação do Estado e também evidencia a criação cênica em períodos como as décadas de 1970 e 1980. O exemplar apresenta registros de cidades como Paraíso do Tocantins, Gurupi, Porto Nacional, Palmas e Araguaína.
Para o autor, “Tocantins Cena a Cena” é instrumento de memória cultural, reconhecendo o protagonismo de artistas e coletivos que ajudaram a estruturar o teatro como linguagem artística e como prática social no estado. Ele afirma que o projeto do livro “Cena Tocantinense – Pesquisa e Memória do Teatro no Tocantins” é voltado para todos os públicos, mas, especialmente, para os praticantes e amantes da arte teatral do Tocantins, sem distinção de idade, classe social, gênero, etnia, entre outros.
De acordo com o artista, a publicação reafirma a importância das políticas públicas de fomento à cultura e se estabelece como um marco para pesquisadores, artistas, estudantes e amantes do teatro no Tocantins. Como parte das ações de contrapartida social, o projeto realizou atividades em escolas da rede municipal, com rodas de conversa e doação de exemplares do livro. As ações aproximaram estudantes da história do teatro tocantinense, incentivando o interesse pela cultura e contribuindo para a formação artística e cidadã de jovens leitores.
O livro é resultado de um projeto cultural desenvolvido pela Spatium Audiovisual, por meio do produtor cultural Nival Correia, contemplado pela Lei Paulo Gustavo 2023, via Secretaria Estadual da Cultura e Ministério da Cultura.
