O Instituto Social e Cultural Araguaia (Isca) abriu inscrições para um novo curso de dança livre para pessoas com mais de 60 anos em Araguaína. A iniciativa da Prefeitura oferta 15 vagas de maneira gratuita. As aulas vão acontecer nas sextas-feiras, das 13h30 às 15h no local do Instituto, dentro do Espaço Cultural.

Para se matricular é necessário a apresentação de cópias do RG e CPF, comprovante de residência atualizado e comprovante de inscrição no CadÚnico. As atividades do Isca contemplam diferentes linguagens artísticas e faixas etárias. Na dança livre para a terceira idade, o foco está no cuidado integral, estimulando o corpo, a mente e os vínculos sociais.

Para a presidente do Instituto Isca, Ana Cristina dos Santos Lira, a proposta vai além do físico. “O curso livre de dança para a terceira idade é mais do que uma atividade física: é um convite para a vida. Envelhecer com dignidade também é ter acesso à cultura, ao convívio social e ao cuidado com a saúde emocional. Queremos ver nossos idosos se movimentando, sorrindo e se sentindo pertencentes. A arte transforma, inclusive a forma como envelhecemos”, disse.

A ação é resultado da parceria entre o Instituto Isca e a Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer. No local, são disponibilizadas vagas gratuitas para estudantes da rede pública municipal em diversas modalidades artísticas, como Baby Class, Balé, Ginástica Rítmica, Teatro, Canto, Desenho, Violão, Jazz, K-pop, Dança Contemporânea e Dança de Salão.

O Isca tem origem no grupo Artpalco, criado em 2001 em Uberlândia (MG), e atua em Araguaína desde 2012. O secretário de Esporte, Cultura e Lazer disse que o objetivo deles é proporcionar qualidade de vida, socialização e bem-estar em todas as fases da vida através da arte.