O projeto Tocantins Poético e Lendário, idealizado e coordenado pela escritora e contadora de histórias Irma Galhardo, será apresentado no auditório da Universidade Federal do Tocantins (UFT), no próximo dia 12 de novembro, às 19 horas. Além da programação na Capital, o circuito inclui municípios como Aparecida do Rio Negro, Ponte Alta, Pugmil, Santa Tereza e Porto Nacional, com apresentações noturnas que envolvem a comunidade e escritores regionais.

A programação conta com uma biblioteca itinerante composta exclusivamente por obras de autores tocantinenses, além de saraus literários, recitais poéticos, encontros de escritores, sorteios e doações de livros para bibliotecas públicas e centros culturais. Nesta etapa, o projeto percorrerá 20 municípios do Tocantins e 10 municípios da Região Norte, com o objetivo de incentivar a leitura e a escrita. As ações já circularam por 13 municípios no Tocantins e três do estado do Acre. 

Na etapa nacional, o Tocantins Poético e Lendário levará o encanto da poesia e da oralidade tocantinense para Manaus e Careiro da Várzea (AM) nos dias 9 e 10 de novembro, seguindo depois para Porto Velho e Candeias do Jamari (RO) e Santarém (PA) entre 10 e 20 de dezembro. Cada cidade visitada receberá 100 exemplares de livros de literatura tocantinense para a biblioteca municipal.

Com duração média de uma hora, os saraus literários do projeto são abertos ao público e destinados principalmente a jovens e adultos, com o intuito de promover um ambiente de convivência cultural, leitura compartilhada e valorização da literatura amazônica e tocantinense.

De acordo com Irma Galhardo, o projeto reafirma a importância da literatura regional como instrumento de formação e pertencimento cultural. “O Tocantins é um território repleto de histórias, mitos e poetas que precisam ser conhecidos. Esse projeto é uma celebração à nossa identidade literária e uma oportunidade de levar a palavra viva aos espaços onde ela ainda é rara. A cada cidade, criamos pontes entre leitores, escritores e a comunidade”, destaca.

A nova edição do projeto foi contemplada pelo Edital Programa Rouanet Norte e conta com o patrocínio do Banco da Amazônia (BASA), Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Correios.