Abel Andrade Leal Júnior tomou posse como Procurador-Geral de Justiça do Estado do Tocantins nesta sexta-feira, 13, em uma solenidade que aconteceu durante uma sessão especial do Colégio de Procuradores de Justiça, no auditório do MPTO, e marcou o início do mandato do novo Procurador-Geral de Justiça para o biênio 2025/2026.

Em cerimônia marcada por um discurso focado na união e nos desafios da instituição. Em sua fala, ele destacou a importância do trabalho coletivo, afirmando que “seremos nós, juntos, que conduziremos o Ministério Público do Estado do Tocantins”, referindo-se aos membros, servidores, estagiários, voluntários e terceirizados do MPTO.

Durante o evento, Abel fez menção a diversos integrantes do Ministério Público que se destacaram pelo seu envolvimento nas comunidades e por suas atuações em áreas como o combate à violência doméstica, ao crime organizado, ao tráfico de drogas e à corrupção, além da defesa dos direitos das crianças e adolescentes, da saúde, do meio ambiente, das minorias e dos povos originários. “Esse é o Ministério Público que queremos e que vamos continuar fortalecendo”, afirmou.

Abel Andrade também destacou sua experiência como chefe de gabinete durante os dois mandatos de Luciano Casaroti, que, segundo ele, foi essencial para seu amadurecimento tanto profissional quanto pessoal. Agradeceu, ainda, os 114 votos recebidos em sua eleição para o cargo de Procurador-Geral de Justiça.

Despedida de Luciano Casaroti
Luciano Casaroti, que finalizou dois mandatos consecutivos como Procurador-Geral de Justiça, fez um discurso de agradecimento àqueles que colaboraram com sua gestão. Ele mencionou os avanços em áreas como tecnologia, infraestrutura, concursos públicos e a implementação do projeto Integrar – Gestão Participativa e Resolutiva, que buscou inovar a atuação do MPTO. Casaroti também destacou os resultados alcançados pela instituição ao longo de sua gestão.

Presença de autoridades nacionais e estaduais
A solenidade de posse contou com a presença de autoridades do sistema de justiça brasileiro, como o presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG), Georges Carlos Moreira Seigneur, o secretário-geral do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Carlos Vinícius Ribeiro, e o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Cláudio Mascarenhas Brandão, além de membros do CNMP. Também compareceram autoridades do Estado do Tocantins, incluindo o governador Wanderley Barbosa, representantes do Judiciário e do Executivo, e outros membros das forças de segurança.

Perfil do novo Procurador-Geral de Justiça
Abel Andrade Leal Júnior tem 23 anos de carreira no Ministério Público do Tocantins, tendo atuado em várias comarcas do interior até ser transferido para Palmas. Em sua trajetória, ocupou cargos de relevância, como subprocurador-geral de Justiça, membro do Conselho Superior e chefe de gabinete desde 2021.