Na última sexta-feira, 11, Abel Andrade Leal foi escolhido para ser o próximo procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Tocantins (MPTO) para o biênio 2025/2026. Leal obteve 114 votos dos 115 membros que participaram da eleição, que ocorreu por meio eletrônico das 9h às 17h, em ambiente restrito e seguro no site da instituição. Ele foi candidato único no pleito.

A lista com o nome de Abel Andrade Leal será entregue ao governador do estado no primeiro dia útil após a votação. De acordo com a Lei Orgânica do MPTO (Lei Complementar n. 51/2008), o chefe do executivo tem até 15 dias para efetivar a nomeação. A posse oficial está marcada para 14 de dezembro, em uma sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça. Andrade sucederá Luciano Casaroti, que ocupou o cargo por dois mandatos consecutivos.

“O sentimento é de gratidão e de responsabilidade. Ao assumir este compromisso público, nosso objetivo é dar continuidade ao trabalho já iniciado, tornando o Ministério Público do Tocantins ainda mais atuante e bem-estruturado”, afirmou Andrade, ao agradecer pela votação expressiva. “Vamos continuar fortalecendo o MPTO para que ele permaneça como um pilar que atende aos anseios da sociedade, oferecendo um serviço de excelência ao cidadão”, acrescentou.

Após a divulgação do resultado, Abel Andrade Leal agradeceu pela confiança dos membros do MPTO, que também participaram da transmissão junto aos servidores da instituição.

Atual procurador-geral elogia sucessor e deseja sucesso

O atual procurador-geral, Luciano Casaroti, destacou a importância do fortalecimento contínuo do MPTO e desejou sucesso a seu sucessor. “Estou certo de que o Ministério Público permanecerá em excelentes mãos. O promotor de Justiça eleito, Abel Andrade, dará continuidade ao trabalho de fortalecimento da nossa instituição, que é essencial para garantir a defesa dos direitos da sociedade e o cumprimento das leis”, afirmou.

Carreira de Abel Andrade Leal

Natural de Ipiaú (BA), Abel Andrade Leal ingressou no Ministério Público do Tocantins em 4 de junho de 2001. Durante sua trajetória na instituição, atuou em Promotorias de Justiça de diversas cidades, como Araguacema, Paranã, Colinas do Tocantins, Tocantinópolis, Itaguatins, Guaraí e Porto Nacional. Também foi subprocurador-geral de Justiça, membro do Conselho Superior do MP, e atualmente é titular da 2ª Promotoria de Justiça da Capital. Além disso, Andrade é chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, coordena o Núcleo de Apoio Remoto às Promotorias de Justiça (NAProm) e preside várias comissões e comitês no MPTO.