Adapec conclui monitoramento das doenças no milho do Tocantins
27 maio 2024 às 16h10
COMPARTILHAR
A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) anunciou nesta segunda, 27, que concluiu o monitoramento de doenças relacionadas à cultura do milho no Tocantins. Segundo os dados foi detectada a presença do inseto cigarrinha do milho em 33,79% das propriedades e com sintomas de enfezamento em 7,2%. Foram consultadas 583 propriedades rurais, totalizando 192.107 hectares. Com o monitoramento, os produtores podem tomar as medidas para prevenir e exterminar as pragas.
O responsável técnico pelo Programa Estadual de Grandes Culturas da Adapec, Marco Aurélio Vaz, falou sobre os problemas encontrados e como enfrentá-los: “A Adapec desempenha um papel crucial no monitoramento da cigarrinha do milho e na implementação de medidas de manejo adequadas. A cigarrinha do milho (Dalbulus maidis) é o inseto vetor do complexo de enfezamento (Bactéria da classe Molicutes) que pode causar danos significativos nas lavouras de milho, reduzindo a produtividade e a qualidade dos grãos”.
Com base no monitoramento, a Adapec orientou os produtores sobre as melhores práticas para enfrentamento, tanto da cigarrinha quanto do complexo de enfezamento. Entre as possíveis medidas a serem adotadas estão o uso de tolerantes híbridos, controle biológico e uso de inseticidas registrados, entre outros.