A utilização da inteligência artificial passou a fazer parte da rotina de produção da Agência Public, que atua há 21 anos em Palmas. A empresa tem aplicado a tecnologia na criação de conteúdos e materiais audiovisuais para seus clientes. Um exemplo foi a campanha do Ministério Público do Tocantins (MPTO) voltada ao combate à violência infantil, desenvolvida em parceria com as prefeituras do Estado. Todas as peças da ação foram produzidas com ferramentas de inteligência artificial.

O direcionamento para aplicar IA nas produções foi definido em uma convenção das empresas do grupo realizada em fevereiro deste ano. Na ocasião, foi criado um núcleo voltado ao estudo e implementação da tecnologia em diversos processos internos, especialmente na área audiovisual. “Começamos a testar ainda no ano passado e este ano já tivemos a segurança de oferecer aos nossos clientes e os resultados vêm agradando, o que nos inclina a continuar investindo em capacitação dos nossos técnicos”, explicou o diretor de produção Elias Felizardo.

A campanha do MPTO foi produzida no formato de animação 3D, com personagens e movimentos gerados por inteligência artificial e operados pela produtora Br153Imagens, integrante do grupo Public. Segundo a agência, outras campanhas também seguiram esse formato, como a ação contra a dengue de 2025, desenvolvida para a Prefeitura de Porto Nacional. Novas campanhas estão sendo criadas com o mesmo recurso. “Não se trata de substituir integralmente o processo de criação e produção, mas de conferir um melhor resultado, com menor custo. A presença humana na compreensão do problema do cliente é o que prevalece em todo o processo de construção da campanha”, explica Elias.