A Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) registrou um volume de negócios de R$ 4,24 bilhões na edição passada, um crescimento de 44% em relação a 2023. Para este ano, a expectativa é superar esse montante. A 25ª edição do evento foi lançada oficialmente nesta segunda-feira, 31, pelo governador Wanderlei Barbosa, no Palácio Araguaia, em Palmas. Com o tema AgroEvolução, a feira ocorre entre os dias 13 e 17 de maio, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha.

Durante a cerimônia, o governador Wanderlei Barbosa destacou a importância da Agrotins para o setor agropecuário e afirmou que a meta é ampliar os números da feira. “A Agrotins já é uma agenda esperada por todo o Tocantins, pela Região Norte e pelo agronegócio brasileiro. Recebemos expositores de diversos estados, que vêm para apresentar tecnologia, inovação e tudo o que o agro precisa para avançar. Este ano, teremos um investimento ainda maior no agronegócio e, se Deus quiser, vamos bater recordes de vendas. Teremos uma excelente Agrotins”, disse.

O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, ressaltou que a feira tem papel central na modernização do setor e no acesso a novas tecnologias, especialmente para pequenos produtores. “A Agrotins chega à sua 25ª edição consolidada como um grande sucesso. Nesta edição, destacamos a AgroEvolução, mostrando como a tecnologia, os insumos e as novas práticas transformaram o agro nas últimas décadas. O evento, cuidadosamente estruturado pelo Governo do Tocantins, trará ganhos para o estado, mas, sobretudo, para o agronegócio brasileiro”, afirmou.

Infraestrutura e público esperado

A 25ª edição da Agrotins prevê a participação de aproximadamente 1.200 expositores e um público superior a 200 mil pessoas. A feira apresenta inovações tecnológicas e soluções voltadas para a agropecuária sustentável, consolidando o Tocantins como um polo do setor.

Para esta edição, foram realizadas obras de pavimentação e modernização do espaço, incluindo a instalação de uma rede de energia elétrica exclusiva, em contrato com o Grupo Energisa. O investimento de R$ 1,3 milhão busca aprimorar a infraestrutura elétrica do evento.

A programação inclui palestras, cursos, exposições de máquinas e animais, estudos técnicos e debates sobre a produção agrícola no estado. Também haverá uma área voltada à agricultura familiar e a comercialização de veículos, produtos regionais e implementos agrícolas.

Participação dos produtores

Entre os participantes da Agrotins está o produtor rural Edilson Fabiano, de Abreulândia, que trabalha com gado de corte e participa da feira há três anos. “A Feira é essencial para nós, produtores rurais, pois facilita a compra de insumos, máquinas e até gado de elite, ajudando a melhorar a nossa produção. A cada ano, ela se moderniza e espero que, em 2025, traga ainda mais estrutura, tecnologia e melhores condições para todos nós”, disse.

Homenagens aos pioneiros

Em comemoração aos 25 anos da feira, a Secretaria de Agricultura e Pecuária homenageou quatro pessoas que participaram da construção do evento ao longo dos anos: os empresários Nelmo Kliemann, Fausto Garcia e Mauro Souto dos Santos, além do servidor público Fernando Garcia.

Mauro Souto dos Santos, empresário do setor de veículos agrícolas, ressaltou a importância da feira na evolução do agronegócio no estado. “Eu me sinto gratificado, com uma sensação de dever cumprido, por ter participado da evolução de um dos maiores eventos do Brasil”, declarou.

Fernando Garcia, diretor de Agrotecnologia da Seagro, acompanha a Agrotins desde a primeira edição. “Fazer parte da Agrotins desde o início, em 2000, é uma honra. Crescemos de 88 para mais de mil expositores, impulsionando o agronegócio e a economia do Tocantins, eu me sinto honrado em fazer parte dessa história”, afirmou.

Programação cultural e agenda ambiental

A programação cultural da Agrotins contará com shows no dia 15 de maio. A banda Limão com Mel e a dupla Bruno & Marrone se apresentarão na Praça dos Girassóis.

A edição deste ano também terá como destaque a revisão do plano de manejo da APA Cantão/Ilha do Bananal e a ampliação dos estudos para outras áreas de proteção ambiental. Além disso, será enviado à Assembleia Legislativa um novo Zoneamento Ecológico-Econômico para orientar a regulamentação da produção agrícola no estado.

A Agrotins é organizada pelo Governo do Tocantins, por meio da Seagro, em parceria com instituições públicas e privadas ligadas ao setor agropecuário.