Aleto aprova orçamento de R$ 17,4 bilhões para 2025 com aumento de quase 20%
07 novembro 2024 às 10h19
COMPARTILHAR
Os deputados estaduais do Tocantins aprovaram nesta quarta-feira, 6, o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para o exercício fiscal de 2025. O orçamento aprovado, de R$17,4 bilhões, representa um aumento de 19,86% em relação ao ano de 2024. A proposta, aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa (Aleto), busca atender às demandas da população em áreas prioritárias como saúde, infraestrutura e educação.
Para o presidente da Aleto, deputado Amélio Cayres (Repu), o aumento projetado reflete a expansão econômica do estado e o controle da inflação. “É resultado do crescimento econômico do Tocantins, controle da inflação e da nossa realidade fiscal”, afirmou.
O relator do projeto, deputado Olyntho Neto (Repu), informou que foram apresentadas 188 emendas modificativas, das quais 99 receberam parecer favorável. As emendas contemplam áreas prioritárias, incluindo educação, saúde, segurança, assistência social, infraestrutura, esporte, turismo e cultura. “Apenas três emendas foram encaminhadas para correção de técnica legislativa”, destacou Olyntho Neto.
Eixos temáticos do PLDO 2025
Os eixos temáticos estabelecidos no PLDO 2025 do Tocantins englobam metas e ações estratégicas para o desenvolvimento socioeconômico do estado, com ênfase em áreas prioritárias como saúde, infraestrutura e segurança. Na Saúde, destacam-se a reestruturação do Hospital Geral de Araguaína e Gurupi e a construção do Hospital da Mulher e Maternidade Estadual, além da meta de realizar 15 mil cirurgias eletivas na rede hospitalar e a implantação de três novas unidades de Pronto Atendimento.
Na área de infraestrutura também é prevista a duplicação da ponte Governador José Wilson Siqueira Campos na TO-080 Na área de segurança, a construção do Complexo Prisional Serra do Carmo, em Aparecida do Rio Negro, é uma das principais ações para melhorar o sistema prisional do estado. O eixo de infraestrutura econômica e urbana prevê obras de pavimentação de rodovias, a regularização fundiária de 80 mil hectares e implantação de sistemas de abastecimento de água em comunidades rurais. Essas iniciativas são parte dos oito eixos temáticos que orientam a gestão pública para garantir melhores serviços e oportunidades à população.
Próximos passos
Após a aprovação na Aleto, o PLDO segue para sanção do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). A Lei de Diretrizes Orçamentárias servirá como base para a construção da Lei Orçamentária Anual (LOA), que deve ser apresentada à Assembleia até o dia 15 de novembro.