Anvisa proíbe venda de chá falsificado e de suplementos com substância não autorizada
24 outubro 2025 às 14h28

COMPARTILHAR
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta quinta-feira, 23, uma medida que determina a apreensão do produto Chá Pronto para Consumo Multi Extrato, restrita ao lote 2306, registrado sob o número ES000233-0.000043 no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A decisão também proíbe a comercialização, distribuição, fabricação, divulgação e consumo desse lote.
A ação foi adotada após denúncia que apontou a falsificação do produto. A A & CL Indústria e Comércio de Produtos Naturais, responsável legítima pela fabricação, confirmou que não produziu o lote mencionado, e o registro ES000233-0.000043, impresso nos rótulos, foi cancelado pelo Mapa.
Em outro caso, a Anvisa também determinou o recolhimento de todos os lotes dos suplementos Zeólita Clinoptilolita Standard e Zeólita Clinoptilolita Premium, comercializados pela empresa Zeoclin Ltda. A medida inclui a proibição de comercialização, distribuição, fabricação, importação, divulgação e consumo desses produtos.
De acordo com a Agência, a decisão foi motivada pela presença de um ingrediente sem comprovação de segurança e eficácia nos suplementos. Além disso, a propaganda dos produtos atribuía propriedades terapêuticas, como a “captura de poluentes e toxinas”, o que não é permitido para itens classificados como alimentos.
