Aplicativo Meu SUS Digital agora permite autodeclaração de raça, cor e nome social

08 julho 2024 às 17h53

COMPARTILHAR
Os usuários do aplicativo Meu SUS Digital podem autodeclarar informações sobre raça, cor e nome social. Segundo o Ministério da Saúde (MS), também é possível adicionar dados sobre orientação sexual e identidade de gênero no cadastro das unidades básicas de saúde (UBSs). A medida começou a valer nesta segunda-feira, 8.
A iniciativa visa garantir que todas as informações autodeclaradas sejam integradas ao Cadastro Nacional de Usuários do SUS (CadSUS). Dessa forma, as informações fornecidas no aplicativo serão refletidas nos sistemas das UBSs em todo o país.
Em comunicado, o MS ressaltou que a proposta assegura a integridade dos dados fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e melhora o mapeamento das condições de saúde de diferentes grupos sociais, além de facilitar a implementação de políticas públicas específicas.
Aplicativo
No aplicativo, ao acessar o app, o usuário será solicitado a preencher obrigatoriamente o campo raça/cor. Para editar ou atualizar o nome social e o endereço, o usuário deve acessar a aba Meu Perfil, onde será direcionado para o Registro de Autodeclaração em três âmbitos, permitindo corrigir ou adicionar novas informações.
Autodeclaração
Para fazer a autodeclaração, é necessário possuir uma conta com selo Ouro ou Prata de confiabilidade no portal Gov.br. Se a conta for nível Bronze, o aplicativo fornecerá instruções para aumentar o nível de segurança.
Orientação sexual
Nas UBSs, os campos de orientação sexual e identidade de gênero são perguntas obrigatórias feitas por profissionais durante o atendimento, respeitando a autonomia dos usuários, que podem optar por responder ou não, conforme o Ministério da Saúde.
Com a nova atualização, os usuários podem escolher entre sete orientações sexuais: heterossexual, gay, lésbica, bissexual, assexual, pansexual e outro, e sete identidades de gênero: homem cisgênero, mulher cisgênero, homem transgênero, mulher transgênero, travesti, não-binário e outro.