Após cirurgia de catarata, Lula é avaliado e deve retomar compromissos oficiais na segunda
31 janeiro 2026 às 16h50

COMPARTILHAR
Uma avaliação oftalmológica realizada neste sábado, 31, apontou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue com evolução dentro do esperado no primeiro dia de pós-operatório da cirurgia de catarata no olho esquerdo. A informação consta em nota divulgada pelo Palácio do Planalto.
O exame de rotina ocorreu na clínica Mirar Oftalmologia, em Brasília. De acordo com o comunicado, o presidente foi liberado para retomar suas atividades habituais a partir de segunda-feira (2), quando está prevista sua participação na sessão solene de abertura do ano Judiciário de 2026.
A catarata é um processo natural associado ao envelhecimento, caracterizado pela perda da transparência do cristalino — a lente natural dos olhos — que passa a apresentar aspecto opaco e esbranquiçado. O tratamento cirúrgico consiste na substituição do cristalino por uma lente artificial.
Lula foi submetido ao procedimento cirúrgico na sexta-feira (30) e recebeu alta hospitalar no mesmo dia. O presidente já havia passado pela mesma cirurgia no olho direito, em 2020.
Durante o final de semana, o presidente permanecerá na Granja do Torto, residência oficial da Presidência da República, sob acompanhamento das equipes médicas coordenadas pelos médicos Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio.
