Assembleia Legislativa propõe título de Cidadão Tocantinense ao ministro das Cidades, Jader Filho

11 setembro 2025 às 14h07

COMPARTILHAR
O Projeto de Lei nº 335/2025, publicado na edição desta quinta-feira, 11, do Diário da Assembleia Legislativa do Tocantins, propõe a concessão do título de Cidadão Tocantinense ao ministro das Cidades, Jader Fontenelle Barbalho Filho.
A iniciativa é de autoria do deputado estadual Olyntho Neto (MDB) e prevê, no artigo 1º, a outorga da homenagem a Jader Filho. O texto justifica a proposta como forma de reconhecimento à atuação do ministro em diferentes áreas.
Nascido no Pará, Jader Filho tem 47 anos, é graduado em Administração pela Universidade da Amazônia, com especialização em Marketing e pós-graduação em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Antes de assumir cargos públicos, dedicou-se até 2022 à gestão do grupo de Comunicação RBA, conglomerado de mídia da região Norte.
Filiado ao MDB desde 1995, Jader Filho é presidente estadual da legenda no Pará. Atualmente, Jader Filho ocupa o cargo de ministro das Cidades, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Entre suas atribuições está a coordenação do programa Minha Casa, Minha Vida, voltado à ampliação do acesso à moradia para famílias em diferentes regiões do país, incluindo o Tocantins.
Jader Filho é casado, pai de cinco filhos e possui trajetória voltada ao serviço público e à formulação de políticas de caráter social. No texto, o deputado argumenta que sua atuação profissional, a experiência na gestão pública e a participação em políticas sociais justificam a concessão do título de Cidadão Tocantinense como forma de reconhecimento pela Assembleia Legislativa.
O texto foi assinado por Olyntho Neto, foi protocolado em 26 de agosto deste ano, e aguarda análise e deliberação no plenário da Assembleia Legislativa do Tocantins.