Beach Tennis impulsiona saúde e bem-estar em Palmas com torneio internacional

06 junho 2025 às 16h05

COMPARTILHAR
Além de reunir atletas de oito países em uma competição de alto nível, o ITF BT 400, torneio internacional de Beach Tennis realizado pela primeira vez no Tocantins, destaca-se pelo desempenho esportivo e pelos impactos positivos que a modalidade vem promovendo na saúde física e mental. A competição que estimula a qualidade de vida e o bem-estar, ocorre na arena Sesi Esporte, em Palmas, com a participação de 582 atletas, entre profissionais e amadores.
Em entrevista ao Jornal Opção Tocantins, a gerente da unidade Sesi Palmas, Klebia Pontes, acompanhou os jogos e destacou a importância da competição para a difusão da modalidade do esporte para a população. “Para nós enquanto Fieto [Federação das Indústrias do Estado do Tocantins] e Sesi [Serviço Social da Indústria], o nosso papel é fomentar o esporte, a qualidade de vida por meio do esporte. Porque o esporte hoje transforma a vida das pessoas. As pessoas que praticam esportes, elas mudam de vida, mudam seus hábitos. No beach tennis, quem pratica esse esporte tem mais qualidade de vida, tem mais produtividade, e com isso, com certeza, ele tem uma vida muito melhor”.

De acordo com a fisioterapeuta Karen Fernandes, o beach tennis promove benefícios tanto para a saúde física quanto mental, destacando a socialização como um dos principais diferenciais do esporte. “Os impactos começam no aspecto emocional, com destaque para a socialização proporcionada pela prática em família ou entre amigos. Essa interação constante é considerada um fator importante para o bem-estar mental. Já no aspecto físico, o esporte contribui para o condicionamento geral, incluindo a saúde cardíaca e o fortalecimento da musculatura”, explica.
A profissional enfatiza a importância de respeitar os limites do corpo, buscar orientação profissional e evitar exageros para prevenir lesões. “Como qualquer atividade física, é importante que praticantes com problemas cardíacos tenham indicação médica, já que o esporte acelera os batimentos, exige arrancadas e paradas rápidas e demanda preparo físico. A orientação é iniciar com aulas, aprender as técnicas corretamente, respeitar os limites do corpo e evitar exageros, como jogar por muitas horas seguidas ou sem descanso adequado, pois a fadiga pode aumentar em até 60% a chance de lesões”, acrescenta.

A competição profissional do ITF BT 400 é organizada pela Fieto e pelo Sesi, com chancela da Federação Internacional de Tênis (ITF), da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e da Federação Tocantinense de Tênis (FTTe). O torneio teve início na quarta-feira, 4, e segue até o domingo, 08. Na quinta-feira, foram disputadas as partidas das categorias 40+ e 50+ (feminino e masculino) do torneio amador da CBT, e das categorias Sub-14, Sub-18, 30+ e 40B, do campeonato amador FTTe.
Cauã Barbosa, atleta profissional há dois anos, destacou que adotar uma rotina mais disciplinada, com prática regular de esportes e cuidados com a alimentação, contribuiu para mudanças positivas em sua vida. “A gente faz esporte todo dia, focar, não comer só besteira, não viver avulso, assim dizendo, viver como uma vida de atleta já ajuda”. Ele também ressaltou a acessibilidade do beach tennis, afirmando que é uma modalidade inclusiva, praticada por pessoas de diferentes perfis físicos e faixas etárias. “A acessibilidade do beach tênis é para qualquer um, a pessoa gorda, magra, baixa, alta, nova, ou velha, todo mundo joga. Esse esporte é um vício, começou e já era, não para”.

Atletas de diferentes países
Atletas de mais de sete países participam da competição, entre eles Brasil, Venezuela, Chile, Itália, Japão, Espanha e França. Também há representantes de diversos estados brasileiros, incluindo Pará, Tocantins, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, São Paulo e Goiás.

O beach tennis, que chegou ao Brasil em 2008, tem ganhado espaço também em cidades não litorâneas, como é o caso da capital tocantinense. Sobre o impacto social, Klebia Pontes, ressaltou que o torneio trará um grande impacto para a capital. “Um evento desse porte realizado em Palmas terá resultados positivos. Ele vai muito além do esporte. Primeiro, porque inspira. Além disso, movimenta a economia local. Então para a cidade, é um ganho em todos os sentidos, com a visibilidade, turismo e desenvolvimento”.
Participação da categoria amadora
Além do torneio principal ITF BT400, dois outros campeonatos ocorrem simultaneamente: o CBT GA – Sesi Tocantins Beach Tennis Open 2025 e o FTTE-Sesi Open, da Federação Tocantinense de Tênis. O evento também inclui competições voltadas para iniciantes, com categorias complementares nos torneios amadores, possibilitando que praticantes da modalidade tenham a oportunidade de competir ao lado de atletas profissionais do cenário internacional.

João Carlos Cunha Castro, competidor amador de Araguaína, comentou à redação sobre a integração que o esporte proporciona. “É uma disputa muito familiar, com amigos. Esse é o esporte que pratico para movimentar o corpo e a mente. O primeiro nós viemos também, foi o ano passado, e esse está muito bom, muito bem montado, muito bem estruturado”.

Classificação
Nos dois primeiros dias de competição, foram definidos os classificados profissionais que seguem para as oitavas de final e premiados os vencedores das categorias por idade dos dois torneios amadores realizados paralelamente. A premiação total destinada aos atletas profissionais é de US$ 35 mil, o que equivale a aproximadamente R$ 199 mil. Do total de 582 competidores, 218 são atletas profissionais e 364 participam das categorias amadoras. A competição conta com a presença dos 10 primeiros colocados do ranking mundial masculino e seis atletas entre as dez melhores do ranking feminino. O torneio teve início na quarta-feira, 4, e segue até o domingo, 08.
Programação e final do Torneio
Nesta sexta-feira, 6, prosseguiram as disputas da chave principal do torneio internacional, além das partidas das duplas mistas nos torneios amadores, com finais previstas para o período noturno. No sábado, 7, terão início os jogos por categoria dos campeonatos amadores, além das semifinais e finais do torneio profissional. Já no domingo, 8, acontecem as finais das categorias amadoras.

A entrada no evento no domingo, 8, será gratuita mediante cadastro prévio na plataforma Sympla. Nos dias pagos (06/06 e 07/06), a venda de pulseiras de acesso também é realizada pela plataforma. Toda a arrecadação será destinada à compra de cestas básicas para instituições beneficentes de Palmas e região, com o objetivo de atender famílias em situação de vulnerabilidade social.