Bolsonaro será monitorado por tornozeleira eletrônica após operação da PF

18 julho 2025 às 09h19

COMPARTILHAR
A Polícia Federal cumpriu nesta sexta-feira, 18, mandados contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em ação autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Os agentes estiveram na casa de Bolsonaro, em Brasília, e em locais ligados ao Partido Liberal.
A defesa do ex-presidente confirmou à imprensa a operação e as restrições impostas pela Corte. Entre as medidas, Bolsonaro terá que usar tornozeleira eletrônica, não poderá acessar redes sociais e deverá permanecer em casa entre 19h e 7h.
O ex-presidente também está proibido de manter contato com outros investigados no caso, incluindo seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro. A decisão do STF impede ainda qualquer aproximação com embaixadas ou comunicação com representantes diplomáticos estrangeiros.
As determinações fazem parte de um conjunto de medidas cautelares no âmbito de investigações em curso que envolvem aliados e interlocutores do ex-presidente.
A nova ofensiva da Polícia Federal contra Jair Bolsonaro foi deflagrada menos de 24 horas depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltar a defender publicamente o ex-mandatário brasileiro. Em carta enviada na noite de quinta-feira, 17, Trump criticou o andamento das investigações no Supremo Tribunal Federal (STF) e classificou o processo contra Bolsonaro como “injusto” e “excessivo”.
“Você foi um líder forte e respeitado, que serviu bem ao seu país. Não é surpresa que esteja à frente nas pesquisas. Esse julgamento deveria ser encerrado imediatamente!”, escreveu o republicano.