Brasil faz história! ‘Ainda Estou Aqui’ vence o Oscar de Melhor Filme Internacional

03 março 2025 às 08h31

COMPARTILHAR
O Brasil fez história na noite deste domingo, 2 de março, ao conquistar pela primeira vez o Oscar de Melhor Filme Internacional com “Ainda Estou Aqui”. A 97ª edição do Oscar, realizada no Dolby Theatre, em Hollywood, marcou um dos momentos mais emblemáticos do cinema nacional.
O longa, dirigido por Walter Salles, consolidou-se como favorito após uma trajetória de sucesso iniciada no Festival de Veneza, onde também foi premiado. A vitória coloca o Brasil no seleto grupo de países que já levaram o prêmio na principal premiação do cinema mundial.
Ao receber a estatueta, Walter Salles celebrou a força do cinema brasileiro e dedicou o prêmio ao povo do Brasil. O diretor agradeceu às atrizes Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, mas fez uma dedicação especial a Eunice Paiva.
“Em nome do cinema brasileiro, é uma honra imensa receber este prêmio. Quero dedicá-lo a uma mulher que, após uma perda irreparável sob um regime autoritário, escolheu resistir. Este prêmio é para ela: Eunice Paiva. E também para as mulheres extraordinárias que deram vida a essa história: Fernanda Torres e Fernanda Montenegro”, declarou o diretor emocionado.
Ainda Estou Aqui é baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva e narra a história de Eunice Paiva, esposa do ex-deputado Rubens Paiva, vítima da ditadura militar brasileira. A obra foca na trajetória de Eunice, interpretada por Fernanda Torres na juventude e por Fernanda Montenegro na velhice, enquanto ela enfrenta a tragédia do desaparecimento do marido, vivido por Selton Mello.
No início de janeiro, Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama por sua atuação no longa, trazendo a estatueta inédita para o Brasil. Em fevereiro, o filme também foi indicado ao BAFTA 2025 na categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa, concorrendo com produções de países como França, Irlanda, Índia e Alemanha.
Celebração no Brasil
A vitória histórica gerou uma onda de comemoração em diversas cidades do Brasil. No Rio de Janeiro e em São Paulo, multidões tomaram as ruas vestindo verde e amarelo e celebrando a conquista.
Nas redes sociais, o nome de Fernanda Torres e o título do filme dominaram os trending topics, com artistas, políticos e fãs comemorando o reconhecimento internacional do cinema brasileiro.
Com a consagração de Ainda Estou Aqui, o Brasil reafirma sua relevância no cenário cinematográfico mundial e abre caminho para novas produções nacionais brilharem em premiações internacionais.