Equipes de resgate mantêm neste sábado, 5, as buscas por desaparecidos no condado de Kerr, no Texas (EUA), após uma enchente atingir a região durante a semana. O episódio, provocado por chuvas intensas, resultou em 27 mortes confirmadas, entre elas nove crianças. Outras 27 pessoas seguem desaparecidas.

Entre as áreas atingidas está o acampamento cristão Heart O’Hills, exclusivo para meninas e situado às margens do rio Guadalupe. O local foi fortemente afetado pela elevação repentina do nível do rio, que subiu oito metros em um intervalo de 45 minutos, conforme informações das autoridades. Entre as vítimas está Jane Ragsdale, diretora e coproprietária do acampamento.

“Estamos de luto pela perda de uma mulher que influenciou inúmeras vidas e era a definição de forte e poderosa”, informou o acampamento em comunicado. A rede CNN americana informou que 27 meninas ainda não foram localizadas. As autoridades ressaltam que parte delas pode estar apenas fora de contato devido a falhas na infraestrutura regional, danificada pelas enchentes.

O vice-governador do Texas, Dan Patrick, recomendou cautela nas interpretações: “O desaparecimento não significa que foram perdidas. Elas podem estar apenas incomunicáveis”.

O governo estadual declarou situação de emergência em diversos condados, incluindo Kerr, Hill Country e Concho Valley. As chuvas provocaram destruição de estradas, queda de pontes e interrupção dos serviços de telefonia e internet. O governador Greg Abbott afirmou que o estado está mobilizando todos os recursos disponíveis para apoiar os esforços de resposta à crise.

Até agora, mais de 237 pessoas foram resgatadas em uma operação que conta com centenas de profissionais de emergência, cinco helicópteros, equipes de nadadores de resgate e veículos militares.

A secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, acionou a Guarda Costeira dos Estados Unidos e a Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA) para reforçar as ações de salvamento.

As enchentes coincidiram com as comemorações do feriado de 4 de Julho, data da independência dos Estados Unidos. De acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia, novas chuvas estão previstas, podendo variar entre 50 e 100 milímetros, com pontos isolados alcançando até 250 milímetros. A cidade de Kerrville, principal do condado, emitiu novo alerta de inundação neste sábado.

Um vídeo divulgado pelo Texas Parks and Wildlife Department mostra a situação das margens do rio Guadalupe: